Universidade Sénior de Santa Maria Maior
23/01/2017

Universidade Sénior
de Santa Maria Maior

Para conhecer os Horários, Locais, Calendário Letivo e Condições de Inscrição do ano letivo 2017/18, clique AQUI.

Inscrições abertas ao longo do ano letivo.
As matrículas realizam-se anualmente, em Setembro, e reabrem após o início das aulas.
Os utentes (recenseados, ou não, na freguesia) devem inscrever-se mesmo nas atividades com lista de espera, pois as vagas surgem a qualquer momento.

A Saber Maior é a Universidade Sénior da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, dirigida à população com idade igual ou superior a 55 anos e com frequência gratuita para recenseados na freguesia.

O projeto Saber Maior nasceu em 2017, com um período experimental entre Março e Junho, decorrendo o primeiro ano letivo completo entre Outubro de 2017 e Julho de 2018.
Cerca de 140 seniores frequentam a Saber Maior, integrando uma ou mais das doze disciplinas, organizadas em 25 turmas.
As atividades decorrem em cinco pólos sediados em espaços da junta e de entidades parceiras, nos bairros do Castelo, Alfama, Baixa e Mouraria.

As atividades do anterior Ambisénior – Ginástica, Taichi, Expressão Plástica, Grupo Coral e Informática – foram reforçadas com disciplinas como Falar Claro, História de Lisboa, Inglês, Inteligência Emocional ou Saúde, entre outras, e todas elas integradas na oferta curricular da Saber Maior.
A população 55+ de Santa Maria Maior ganha assim novas ferramentas para um envelhecimento ativo, rico em experiências que potenciam a realização pessoal e a participação cidadã, sempre com momentos de agradável convívio.
A Saber Maior é membro da RUTIS – Rede de Universidades Seniores, a representante nacional dos seniores para as políticas na área da Aprendizagem ao Longo da Vida em regime não-formal, ou seja: sem certificações oficiais (os diplomas entregues são de carácter meramente simbólico).
A Saber Maior integra assim uma rede com cerca de 240 universidades seniores, num total de cerca de 40 mil utentes.