23/01/2017

Universidade Sénior
de Santa Maria Maior

A Saber Maior é a Universidade Sénior da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, dirigida à população com idade igual ou superior a 55 anos, com frequência gratuita para recenseados na freguesia.
O projeto nasceu em 2017, com um período experimental entre Março e Junho, ao qual aderiram perto de 150 alunos.
Estes constituíram 25 turmas, resultantes de onze disciplinas, cujas atividades decorreram em seis pólos, nos bairros do Castelo, Alfama, Baixa e Mouraria – em espaços da junta e de entidades parceiras.
O primeiro ano letivo completo da Saber Maior inicia-se em Outubro de 2017.
Clique AQUI para conhecer os Horários, Calendário e Condições de Inscrição do ano letivo 2017/18.
A Saber Maior sucede ao projeto AmbiSénior, dinamizado desde 2014, através do Gabinete de Intervenção Comunitária.
Em 2017, a junta reforçou a sua vertente formativa criando a universidade sénior, inserida no Gabinete de Empreendedorismo Social.
A oferta inicial de disciplinas (Expressão Plástica, Ginástica, Grupo Coral, Informática e Tai Chi) foi alargada (Falar Claro, História de Lisboa, Inglês, Inteligência Emocional, Saúde, etc.), fomentando-se um espírito mais académico, enquanto o AmbiSénior mantém as atividades de âmbito mais ocupacional.
A população 55+ de Santa Maria Maior ganha assim novas ferramentas para um envelhecimento ativo, rico em experiências que potenciam a realização pessoal e a participação cidadã, sempre com momentos de agradável convívio.
A Saber Maior é membro da RUTIS – Rede de Universidades Seniores, a representante nacional dos seniores para as políticas na área da Aprendizagem ao Longo da Vida em regime não-formal, ou seja: sem certificações oficiais (os diplomas entregues são de carácter meramente simbólico).
A RUTIS integra cerca de 240 universidades seniores, num total de cerca de 40 mil utentes.