365 dias que mudaram as nossas vidas

CLARA AZEVEDO

 

 

A EXPOSIÇÃO

 

“Quando nos despedimos de 2019 com abraços e sorrisos, e desejámos Feliz Ano Novo, nada faria supor que esse seria o ano mais improvável das nossas vidas.

Estávamos a poucos dias da Primavera, quando o país entrou em modo “pausa”, consequência de um vírus que parecia tão distante.

No dia 18 de março de 2020 decidi fazer um diário, que seria a minha ligação à nova realidade, partilhada no Instagram. A terapia para os dias da pandemia era a fotografia, memória e documento.

Vivi a incerteza de cada dia, na rua, em casa, no meu trabalho. Tudo fechou, mesmo o espaço aéreo. Percorrer a Avenida da Liberdade, em Lisboa, sem ver um carro ou encontrar alguém, era quase impensável, mas real. A cidade estava adormecida, em silêncio absoluto. Ouvia o vento e os pássaros, que desconheciam esta paragem do tempo. Gestos simples eram ruído, cada disparo das minhas máquinas fotográficas era perturbador. Pensei como seria perfeito se as fotografias tivessem som…registassem o silêncio.

Pela primeira vez passei a Páscoa sozinha, as conversas virtuais diluíam a distância e o isolamento. Ir à praia no Verão, trouxe um novo dress code obrigatório, fato-de-banho e máscara. No Natal senti saudades ainda mais intensas dos abraços, de tocar, de estar perto da família e dos amigos, sem condicionamentos.

Passou um ano, as fotografias deste diário são o meu estado de alma, quer estivesse a fotografar o Primeiro-Ministro no seu dia-a-dia, ou a registar o que acontecia à minha volta.

Guardei a memória desses 12 meses numa pasta a que dei o nome 365 – não é um código, mas sim um reminder de um tempo recente que mudou as nossas vidas… para sempre.”

– Clara Azevedo, 365 dias que mudaram as nossas vidas

 

365 dias que mudaram as nossas vidas é um projeto iniciado em março de 2020 e concretizado no final de 2021 com a publicação em livro, com prefácio do Primeiro-Ministro António Costa, pela INCM. É também este o nome da exposição apresentada na Galeria Santa Maria Maior entre 14 de abril e 7 de maio de 2022. Inaugura a 14 de abril, pelas 18h30.

O projeto da autoria de Clara Azevedo retrata um ano de pandemia em Portugal, assumindo-se como um diário fotográfico e uma narrativa visual daqueles 365 dias.

 

 

 

CLARA AZEVEDO

Nasce em Lisboa, onde vive e trabalha. Conclui o Curso de Design e Decoração de Interiores, IADE 1981, e o Plano de Estudos Completo em Fotografia, ARCO (Centro de Arte e Comunicação Visual) 1985.

 

 

Percurso profissional:

.  Em 1986/87 é bolseira da Secretaria de Estado da Cultura onde desenvolve um projeto sobre a Comunidade Portuguesa residente na Nova Inglaterra, com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

.  Inicia a atividade profissional em 1987, colaborando com a Associated Press e sendo fotógrafa do Jornal Expresso (1987/1995).

.  É monitora do Departamento de Fotografia do ARCO em 1988.

.  Em 1997, é convidada pela F-Stop Gallery, do Sommerset Council of Development and Tourism, para realizar um trabalho fotográfico sobre as Termas da cidade de Bath, numa residência de duas semanas, e realiza um workshop para os alunos de fotografia do Trowbridge College, Bath.

.  Após a saída do Jornal Expresso em 1995, dedica-se à fotografia como freelancer, e, em 1998, decide criar a “Clara Azevedo Produções Fotográficas Lda”, que se dedica à produção e realização de fotografias e projetos para a área editorial.

.  Colabora regularmente com várias publicações e editoras, tais como: Notícias Magazine, Exame, Casa Cláudia, Pública, Esfera dos Livros, entre outros.

.  Em 2002, realiza e concebe os guias “Essencial – O Seu Guia Alternativo de Viagens”, série de 10 guias com vários destinos de cidades, tais como Londres, Paris, Barcelona, Marraquexe, Roma, Rio de Janeiro e destinos como Cuba, Ceará, Tailândia.

. Em 2008 foi convidada para fotografar e acompanhar a construção da Fundação Champalimaud, em conjunto com alguns fotógrafos portugueses. O resultado deste trabalho integra o acervo da Fundação.

.  Em 2010, em conjunto com mais seis fotógrafos, foi convidada pelo Turismo de Portugal para trabalhar na Campanha de Promoção de Portugal e da Cidade de Lisboa.

.  Continua a desenvolver vários projetos pessoais na área da fotografia documental.

. Está representada em várias coleções públicas (Fundação PLMJ, Fundação Champalimaud, Grupo Luz Saúde) e particulares, em Portugal e no estrangeiro.

.  É fotógrafa oficial do Gabinete do Primeiro-Ministro António Costa.

 

Publicações:

“Guia do Baixo Alentejo”, com texto de Regina Louro, Edição da Mobil, 1989. “Termas Portuguesas”, com Lucia Vasconcelos e texto de Regina Louro, Edição da Inapa, 1995. “Sampaio, Retratos de uma Vitória”, com texto de Ferreira Fernandes, Edição da Temas & Debates, 1996. Calendário 1997”, com Lucia Vasconcelos e design de Luís Chimeno, 1996. “Calendário 1999”, com Lucia Vasconcelos e design de Luís Chimeno, 1998. “Splendid Isolation – O Mito do Grande Hotel”, com Lucia Vasconcelos e design de Luís Chimeno. Texto do jornalista alemão Daniel Blum, com tradução em inglês e alemão, edição de autor, 2000. “Loulé-5 Olhares”, com texto de Lídia Jorge, edição da Câmara Municipal de Loulé, 2002. “Roma”, com texto de António Mega Ferreira, edição da 004 Produções, 2003. “Olhares de Pedra-Estátuas Portuguesas”, com texto de João Fragoso Mendes, edição do Díario de Notícias, 2004. “NBP, 15 Anos”, com texto de Joaquim Vieira, edição da NBP, 2007. “Doce Lisboa”, com Luís Chimeno Garrido e texto de Anabela Mota Ribeiro, edição da Quidnovi, 2009. “Eléctrico 28, Uma Viagem na História”, com Nysse Arruda e Henrique Cayatte, edição da Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2010. “Tudo Isto é Fado”, com Luís Chimeno Garrido, edição da Planeta, 2010. “Lisbon iDiaries with iPhone”, edição INCM, 2012. “Rio Mar, Lisboa Rio”, 6 fotógrafos portugueses e 6 fotógrafos brasileiros, edição da Editora Barléu, 2015. “Cidade da Água – Hospital Termal das Caldas da Raínha 1989”, com texto de Jorge Mangorrinha, edição da Editora Caleidoscópio, 2017. “365 Dias que Mudaram as Nossas Vidas”, edição INCM, 2021.

 

Exposições individuais (seleção):

“Deus, Pátria, Dólar”, Galeria Diferença em Lisboa, e Círculo de Artes Plásticas em Coimbra, 1987. “O Ano Passado Em…”, com Lucia Vasconcelos, na Galeria Diferença, Lisboa, 1991. “Termas Portuguesas”, com Lucia Vasconcelos, Centro Cultural del Reloj, integrada no programa Madrid Capital da Cultura, Madrid, 1992. “Splendid Isolation”, com Lucia Vasconcelos, Museu da Imagem, Braga, 2000. “Splendid Isolation”, com Lucia Vasconcelos, Fundação Luso Brasileira, Lisboa, 2004. “Splendid Isolation”, com Lucia Vasconcelos, Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz, 2005. “Under_Skin – À Flor da Pele”, Pequena Galeria, 2016.  “Cidade da Água – Hospital Termal das Caldas da Raínha, 1989”, Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Raínha, 2017. “Entre Laços”, Galeria da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, 2018.

 

Exposições coletivas (seleção):

“10º Aniversário do AR.CO”, AR.CO Lisboa, 1983. “Mulheres Fotógrafas”, Instituto Franco Português, Lisboa, 1986. “9º Encontros de Fotografia”, Círculo de Artes Plásticas, Coimbra, 1988. “20 Anos do Semanário Expresso”, Galeria EMI Valentim de Carvalho, Lisboa, Porto, Covilhã, Caldas da Rainha e Faro, 1993. “Olhar Oeiras”, Palácio da Terrugem em Paço de Arcos, e Palácio Anjos, em Algés, 1994. “Reflections by Ten Portuguese Photographers”, comissariada por Amanda Hopkinson, Royal National Theatre, Londres – Exposição itinerante no Reino Unido, 1996, e nos EUA até 1997. “Berlin, Nova Iorque, Havana”, com Lucia Vasconcelos e Isa Dreyer Botelho, Galeria dos Escudeiros em Beja, e Galeria Diferença em Lisboa, 1997. “Flash Back-25 Anos de Fotografia no AR.CO”, Galeria Municipal da Mitra em Lisboa, 1998. “Parisphoto”, representando a Galeria Diferença, em Paris, 1999. “15 x 15 – Um Olhar sobre a Europa”, Instituto Camões em Lisboa, 2000. “Splendid Isolation”, com Lucia Vasconcelos, na Fnac do Chiado, em Lisboa, 2000. “Women Creators of the Seas”, Salónica, Grécia, 2000. “Tributo de Lisboa a Nova Iorque”, Câmara Municipal de Lisboa, 2001. “Ecos do Fado na Arte Portuguesa dos séculos XlX-XXl”, Sala do Risco, Pátio da Galé 2011. “Animais Como Nós”, curadoria de Elisa Ochôa, Espaço Zoot, Lx Factory 2013. “Um Olhar do Retrato”, Pequena Galeria, curadoria de Marta Cruz e Guilherme Godinho, 2015.

 

 

FICHA TÉCNICA

Fotografias: Clara Azevedo

Curadoria: Rogério Cruz d’Oliveira

Box edição limitada: Estúdio Bulhufas

Molduras: Superfície Pictórica

Instalação técnica e montagem: Junta de Freguesia de Santa Maria Maior

 

 

GALERIA SANTA MARIA MAIOR

Rua da Madalena, 147

Segunda-feira a sábado, 15h-20h

Entrada livre. Aplicação das normas sanitárias em vigor.

 

Aceda ao registo fotográfico completo da inauguração desta exposição, AQUI.