Condicionamento de trânsito na Baixa e zona ribeirinha: uma medida-cartaz

Comunicado da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior

 

Teve hoje início o condicionamento de trânsito na Baixa de Lisboa e zona ribeirinha, implementado pela Câmara Municipal de Lisboa, devido às várias obras que algumas zonas da cidade estão a ser alvo.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior defende, desde sempre, que o trânsito desnecessário à vida quotidiana da cidade fosse condicionado e reduzido em 40%.

Contudo, tais medidas teriam de ser amplamente analisadas e consensualizadas, pelo que se lamenta, desde já, que a CML tenha ouvido os operadores económicos e se tenha esquecido de debater esta importante questão com os residentes do Centro Histórico.

A Junta de Freguesia também considera inaceitável que as cargas e descargas com veículos pesados possam ser efetuadas em período noturno, entre as 20h e as 8h, perturbando o descanso dos residentes com o inevitável ruído e incómodo que certamente ocorrerá.

Mas também, e acima de tudo, ninguém percebe se estas medidas serão temporárias ou definitivas e se haverá, ou não, uma eficaz fiscalização ao tráfego automóvel para distinção do que é mesmo necessário circular ou se tudo será considerado trânsito local e se estas medidas são, conforme o Presidente da Câmara, Carlos Moedas, declarou recentemente, uma mera recomendação – uma sugestão ao condutor para usar a tal 5ª Circular. A verificar-se, esta não passa de uma medida-cartaz que transforma a ZER em ZERO: zero preocupação com os residentes, zero discussão, zero fiscalização.

 

26 de abril de 2023