Reunião Pública Descentralizada | CML
25/01/2023
Dar valor aos “nossos”. Reconhecer o seu papel na comunidade, o contributo no bairro e o desempenho para a memória coletiva. São estes os motivos que levam a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior a apostar numa nova homenagem às gentes da freguesia, desta vez no Castelo.
“Alma do Castelo” é mais um projeto que a Junta de Freguesia promove com Camilla Watson, no seguimento dos trabalhos já realizados (e que ainda podem ser vistos!) em Alfama e na Mouraria. Agora no Castelo, diferentes moradores, verdadeiras almas deste bairro histórico da cidade, vão encontrar nas ruas as suas fotografias, gravadas em pedra, numa exposição permanente de exterior, para quem vive e quem passa.
O Presidente da Junta, Miguel Coelho, tem vindo a destacar o “trabalho extraordinário de Camilla Watson, onde deixa transparecer o seu olhar de ternura, amor, carinho e respeito para com a comunidade e o exprime com profissionalismo e arte” e assinala a importância destes projetos para “retratar as pessoas carismáticas do bairro, perpetuando-as fisicamente nas paredes”, o que contribui para o sentimento de pertença e de comunidade.
Preservar na memória de todos a genuinidade dos bairros do coração de Lisboa faz-se através das pessoas que os marcam e os constroem, diariamente.
No dia 12 de junho, pelas 18h, um percurso pelo Castelo assinala esta iniciativa que a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior promove através do engenho de Camilla Watson.
Recorde os projetos já desenvolvidos pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior com Camilla Watson, para preservação da memória coletiva e homenagem aos residentes mais emblemáticos dos bairros da freguesia: