O serviço de arquivo AJFCHL tem, pois, como missão:

  • A conservação permanente de todo o documento que, findo o seu valor administrativo, possui, contudo, valor legal, fiscal, científico ou técnico, ou, ainda, interesse histórico ou cultural.
  • O tratamento arquivístico, tendo em vista a preservação, sistematização e uma eficaz comunicação e disponibilização dos documentos à sua guarda, essencialmente para fins de consulta ou de investigação.

 

São competências do serviço de arquivo:

  • Proceder à seleção e organização da documentação de conservação definitiva, salvaguardando, sempre que possível, a ordem original dos documentos;
  • Instalar, organizar, inventariar, descrever, conservar, restaurar, valorizar e divulgar o património documental, conforme as Normas da Arquivística;
  • Coordenar o processo de eliminação dos documentos sem reconhecido valor primário ou secundário, segundo as normas legais estabelecidas;
  • Solicitar a autorização expressa do DGLAB, para a eliminação de conjuntos documentais não mencionados na Tabela de Seleção de documentos para as autarquias locais, exarada pela Portaria 1253/2009;
  • Analisar o contexto orgânico-funcional dos serviços produtores da documentação custodiada;
  • Promover e apoiar a investigação deste património mediante as disposições nas Normas de acesso do AJFCHL;
  • Colaborar com outros órgãos da Junta de freguesia em ações de marketing, comunicação e imagem;
  • Facultar instrumentos normativos e apoio técnico aos outros serviços, sempre que o julguem necessário.