O serviço de arquivo AJFCHL tem, pois, como missão:
- A conservação permanente de todo o documento que, findo o seu valor administrativo, possui, contudo, valor legal, fiscal, científico ou técnico, ou, ainda, interesse histórico ou cultural.
- O tratamento arquivístico, tendo em vista a preservação, sistematização e uma eficaz comunicação e disponibilização dos documentos à sua guarda, essencialmente para fins de consulta ou de investigação.
São competências do serviço de arquivo:
- Proceder à seleção e organização da documentação de conservação definitiva, salvaguardando, sempre que possível, a ordem original dos documentos;
- Instalar, organizar, inventariar, descrever, conservar, restaurar, valorizar e divulgar o património documental, conforme as Normas da Arquivística;
- Coordenar o processo de eliminação dos documentos sem reconhecido valor primário ou secundário, segundo as normas legais estabelecidas;
- Solicitar a autorização expressa do DGLAB, para a eliminação de conjuntos documentais não mencionados na Tabela de Seleção de documentos para as autarquias locais, exarada pela Portaria 1253/2009;
- Analisar o contexto orgânico-funcional dos serviços produtores da documentação custodiada;
- Promover e apoiar a investigação deste património mediante as disposições nas Normas de acesso do AJFCHL;
- Colaborar com outros órgãos da Junta de freguesia em ações de marketing, comunicação e imagem;
- Facultar instrumentos normativos e apoio técnico aos outros serviços, sempre que o julguem necessário.