Reuniu-se a 27 de abril, pela primeira vez, a Assembleia de Crianças de Santa Maria Maior. Este evento realizou-se nas instalações da Galeria Santa Maria Maior, onde o Presidente da Junta, Miguel Coelho abriu os trabalhos desta sessão, com o intuito de explicar aos alunos o que são e como funcionam as Assembleias de Freguesia e as Assembleias Municipais e qual é o papel de uma Junta de Freguesia. Conduziu a reunião o vogal do Executivo com o pelouro da Educação, Ricardo Dias, que destacou este momento como “um dos mais importantes da história da freguesia porque é a primeira vez que se consagra a participação formal das meninas e meninos na vida comunitária”.

A Assembleia de Crianças de Santa Maria Maior é composta por 6 membros efetivos e 6 suplentes. Nesta reunião, decorreu a tomada de posse dos membros eleitos pelas escolas Maria Barroso e do Castelo e pelo Ambijovem e foi aprovado o regimento. Foram também eleitos os 2 deputados representantes da freguesia para a Assembleia das Crianças de Lisboa. Esta eleição contou até com uma segunda volta bastante renhida!

Ainda antes do ato eleitoral, houve espaço para cada deputado apresentar algumas propostas para melhorar a freguesia. Destaque para a preocupação das crianças com o ambiente e com a higiene urbana, desde a necessidade de mais ecopontos a mais fiscalização, como também a preocupação com mais espaços verdes, mais iluminação nas ruas e a maior segurança. As medidas sociais como sensibilização para os cuidados a idosos ou refeições quentes para pessoas carenciadas também foram uma preocupação.

A Assembleia das Crianças de Lisboa é um órgão consultivo e informal criado pela Assembleia Municipal de Lisboa em articulação com as Juntas de Freguesia da cidade, que visa dar voz aos mais novos, entre os 8 e os 12 anos, sobre temas que os envolvam. Esta iniciativa tem como objetivo mostrar às crianças as diversas formas de participação na vida pública, aprendizagem de competências nas áreas da comunicação, de relacionamento com o outro e de reflexão crítica.

Aceda ao registo completo deste evento, AQUI.