No âmbito da temporada cruzada Portugal-França 2022, o coletivo Borderlovers apresenta, na Galeria Santa Maria Maior, a exposição:

 

CASAIS DE SONHO / COUPLES DE RÊVE

 

O que têm em comum Arthur Rimbaud e Mário Cesariny, Marie Curie e António Damásio, Rosa Mota e Pierre de Coubertin ou Claude Debussy e Maria João Pires? – O amor, o amor pela arte, pela ciência, pelos valores e pela cultura. Homens e mulheres que aceitaram ser casais de sonho e que a pintura torna possível. Apaixonados improváveis, mas unidos e apostados em celebrar a união entre Portugal e França. Os noivos convidaram os padrinhos Borderlovers, Nathalie Afonso, Pedro Amaral, Carlos Farinha, Ivo Bassanti e Mathieu Sodore para os ajudar a festejar os laços de afeto entre lusitanos e gauleses. O artista gráfico Daniel do Nascimento é o mestre de cerimónias. São mais de 60 obras, verdadeiras cartas de amor, entre Portugal e França, em envelopes com o selo da Temporada Portugal França 2022. O namoro iniciou-se em Paris, em fevereiro, sob a égide do São Valentim. Agora, em Lisboa e com a benção do Santo António, é tempo de matrimónio.

 

Os 12 casais imaginários

Jeanne d’Arc / Nuno Álvares Pereira.
Simone Veil / Aristides de Sousa Mendes.
Rainha Dona Leonor / Abbé Pierre.
Simone Segouin / Salgueiro Maia.
Ana de Castro Osório / Victor Hugo.
Mário Cesariny / Rimbaud.
Gisèle Halimi / Virgínia Quaresma.
Maria João Pires / Claude Debussy
Maria de Medeiros / Jean Luc Godard.
Rosa Mota / Pierre de Coubertin.
Marie Curie / António Damásio.
Camille Claudel / Júlio Pomar.

 

 

Inauguração dia 9 de junho às 18h00
Patente até 1 de julho

Horário: 15h-20h
Encerra ao domingo e no Dia de Santo António, 13 de junho

Galeria Santa Maria Maior
(Rua da Madalena, 147)

 

 

 

Sobre o projeto Borderlovers:

O Borderlovers é uma plataforma colectiva artística que tem como objetivo, neste momento que consideram de crise cultural e civilizacional, desenvolver uma prática criativa onde se insiram noções de esperança, espiritualidade, cura e pacificação universais.
O coletivo nasceu em França, em 2017, criado por Pedro Amaral e por Ivo Bassanti. No mesmo ano, representou Portugal a convite do Centro Cultural Português em França, na Semaine des Cultures Étrangères, Festival “La Rue”, FICEP. Depois disso, desenvolveu diversas ações artísticas de celebração de obras e autores, sobretudo lusófonos, frequentemente em exercícios de relacionamento com obras e autores de outras expressões culturais e linguísticas. Ações deste género, materializadas em exposições de galeria e ações de rua (colagem de pinturas originais no espaço público), aconteceram em França, Luxemburgo, Portugal e Turquia, sempre com o patrocínio das embaixadas portuguesas locais e respetivos centros culturais. Nathalie Afonso, Sidney Cerqueira, Caryna Gomes, Carlos Farinha, Daniel do Nascimento e Mathieu Sodore integram também o Borderlovers.

 

www.borderlovers.eu