Instabilidade no comando da Esquadra da Baixa preocupa freguesia

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior teve conhecimento da substituição de Comandante na 2ª Esquadra, na Baixa.
Nos últimos 5 anos, a mudança de comando desta esquadra tem sido uma constante. A Junta de Freguesia não comenta nem se imiscui nas escolhas internas da PSP para os cargos. A relação institucional da Junta de Freguesia com os diferentes Comandantes tem sido cordial, de parceria e intenso trabalho. A preocupação desta Junta prende-se com os curtos períodos de trabalho a que cada comando está associado. É imprescindível que o Comandante em funções na 2ª Esquadra tenha tempo suficiente para conhecer o território e as suas necessidades, pois só assim a segurança na freguesia pode ser garantida e melhorada. A instabilidade na direção de uma esquadra policial prejudica o resultado por todos nós desejado: a segurança no território e a tranquilidade das pessoas. Uma esquadra policial só poderá manter um policiamento de qualidade se as suas chefias conhecerem bem o território e as suas gentes. Por esse motivo, esta Junta de Freguesia solicita à Direção Nacional da PSP e ao COMETLIS – Comando Metropolitano de Lisboa que atente à especificidade deste território e promova uma direção estável na 2ª Esquadra.
Mais se sublinha a preocupação do Executivo da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior de que estas substituições constantes possam ser sinal de um possível (e há tanto ameaçado) encerramento da Esquadra da Baixa.
À PSP e ao Ministério da Administração Interna, a Junta assegura que irá sempre lutar contra o encerramento desta esquadra e pugnar pela segurança das pessoas.