A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior tomou conhecimento da ação ilícita de um grupo de falsos colaboradores da autarquia junto da população, ao longo dos últimos dias, através de denúncias de residentes de vários pontos da freguesia.
Os indivíduos fazem-se passar por colaboradores da Junta de Freguesia ou dizem-se mandatados por verdadeiros colaboradores, o que é falso, e abordam a população residente, sob vários pretextos:
1. exigindo o pagamento de determinado montante em troca de supostos serviços de ação social e apoio ao emprego;
2. pedindo à pessoa em questão que abandone a sua habitação a pretexto do levantamento de um cartão da Junta (que não existe).
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior esclarece que não tem qualquer relação com estes indivíduos nem com as abordagens que têm realizado à população, repudiando o ato.

A Junta de Freguesia recomenda:
• Perante a abordagem por supostos colaboradores da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior para cobrança de qualquer montante ou se assistir a uma destas situações, contacte o 112 (Número Único Europeu de Emergência) de imediato. Desta forma, as autoridades poderão localizar o paradeiro dos indíviduos responsáveis pela burla;
• Caso tenha sido vítima desta burla, contacte as autoridades. A formalização da queixa é muito importante;
• Caso tenha dúvidas sobre a identidade de um dos nossos colaboradores, contacte os nossos serviços de imediato;
• Não permita a entrada de estranhos na sua habitação. Preserve a sua segurança!