Medidas de redução do risco de exposição e contágio
e serviços de resposta da Junta de Freguesia
COVID-19

 

Na sequência do estado de alerta decretado pelo governo nacional, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior deliberou implementar um conjunto de medidas suplementares de redução do risco de exposição e contágio, bem como criar respostas específicas para o período extraordinário de pandemia.

 

1 – Ativação do Plano de Contingência para os serviços e equipamentos da Junta de Freguesia.

 

2 – Suspensão temporária de:

  • Componente de Apoio à Família (CAF) das EB1/JI do Castelo e Maria Barroso;
  • Ambijovem;
  • Jardins e parques infantis;
  • Serviço SMM-Resolve;
  • Postos de atendimento ao público (à excepção dos serviços centrais na Rua da Madalena);
  • Orquestra Juvenil;
  • Saber Maior – Universidade Sénior de Santa Maria Maior (a funcionar em formato online desde 13 de abril);
  • Serviço Porta-a-Porta;
  • Galeria Santa Maria Maior;
  • Casa-Museu Fernando Maurício;
  • Posto de Turismo da Junta de Freguesia na Praça do Martim Moniz;
  • Feiras promovidas pela Junta de Freguesia;
  • Cabeleireiro Social;
  • Espaço Coworking.

 

3 – Manutenção, em serviço condicionado, de:

  • Atendimento ao público pelas vias não presenciais, nomeadamente por telefone e email, nos horários estipulados. Consultar tabela de contactos e horários. (O atendimento presencial só é efectuado quando estritamente necessário e funciona por pré-marcação).
  • Sanitários públicos: Rua da Regueira e Largo do Carmo
  • Balneários: Rua dos Cavaleiros e Largo de S. Miguel
  • Lavandarias: Largo da Palmeira e Calçada dos Cavaleiros

 

4 – Adiamento de todas as sessões e eventos públicos.

 

5 – Criação do serviçoNós por Si“, onde a Junta de Freguesia se encarrega da compra e entrega ao domicílio de produtos de farmácia e bens essenciais de supermercado.

 

6 – Criação do banco de apoio alimentar “EntreTodos”. A Junta recebe (e pode recolher) donativos de particulares e empresas para apoiar a Mesa dos Afetos e o apoio alimentar em género. Bens perecíveis e não-perecíveis, não confecionados.

 

7 – Criação de uma linha telefónica de apoio psicológico, prestado pelo Dr. Nuno Colaço.

 

8 – Criação de um serviço de assistência no levantamento da reforma, em parceria com a PSP – “Reforma Segura“.

 

9 – Prestação de apoio escolar virtual, através dos professores que até então asseguravam as explicações presenciais da Junta de Freguesia.

 

10 – Sugestões que seguem o mote #fiqueemcasa, com cinema, clube do livro, passatempos, exercícios, jogos, trabalhos manuais, visitas virtuais e espetáculos online.

 

11 – Passatempo de fotografia “Da minha Janela” (até 30 de abril).

 

12 – Apoio na entrega do IRS, por marcação.

 

13 – Distribuição gratuita de máscaras reutilizáveis laváveis à população.

 

14 – Plano regular de desinfeções no espaço público.

 

15 – Medidas de desconfinamento e levantamento de restrições – 12 de maio

 

Estas medidas estão sujeitas a avaliação permanente.

 

Apelamos à compreensão de todos e a que sejam cumpridas as diretrizes do Governo e da Direção-Geral da Saúde, em nome do bem coletivo.