Praça do Martim Moniz

Apresentação de proposta da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e debate público

 

“Uma ideia para o Martim Moniz” foi apresentada a 19 de abril pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e debatida numa sessão aberta e participada no Palácio da Independência.
A requalificação da praça tem sido reivindicada pelo Presidente da Junta, Miguel Coelho, ao longo dos anos e agora “era importante colocá-la de novo de pé e foi isso que fizemos com esta reunião”. A ideia apresentada resulta da visão estratégica da Junta de Freguesia para a praça e conflui com os resultados do processo de participação pública promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e concluído em 2021.
Contrariar o uso comercial intensivo e ruidoso no período noturno, a má utilização da praça e a circulação como se de uma grande rotunda se tratasse são prioridades desta ideia vocacionada para as famílias, um lugar de usufruto e tranquilidade no coração da cidade. A praça deve ser verde, acessível, fluída e enquadrada na envolvente. Os espaços preconizados na ideia da Junta de Freguesia permitem a integração de um parque infantil e a prática de atividades culturais, desportivas e de lazer ao ar livre e a devolução da praça às pessoas. Nas palavras do Presidente Miguel Coelho, “a praça não é só de quem ali vive, mas se a praça não for acarinhada e não servir o conforto das pessoas que ali vivem, qualquer solução será sempre uma má solução”.
A ideia foi apresentada e debatida na presença da Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro do Urbanismo, Joana Castro Almeida, de associações e movimentos que se têm vindo a debruçar sobre a requalificação da praça e de muitos cidadãos cujos contributos construtivos fizeram da sessão uma mais-valia no processo de discussão do futuro do Martim Moniz.

 

 

Contribua para esta ideia!

 

A proposta apresentada pela Junta de Freguesia está em concordância com os resultados do processo de participação pública promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e no qual a Junta de Freguesia teve desde a primeira instância um papel cooperante. Queremos continuar a ouvir as preocupações, necessidades e expetativas dos cidadãos para esta praça no coração da cidade. Dê o seu contributo para a requalificação da praça através do e-mail: martimmoniz@jfsantamariamaior.pt.