Portugal de fora para dentro

Portugal inside out

 

Num período do ano em que a cidade e o país registam um recorde do número de turistas estrangeiros que nos visitam, a CC11 desafiou a curadora americana Maria Mann a organizar uma exposição de fotografia com autores estrangeiros que nos mostrassem o seu olhar sobre a cidade e o país, mas que se distinguisse das imagens estereotipadas que o turismo promove.

Na Galeria Santa Maria Maior e no espaço CC11@imago, vamos poder descobrir como olham Portugal, de fora para dentro, cinco fotógrafos de nacionalidades diferentes: o canarino Francisco Seco, o argentino Horacio Villalobos, o luxemburguês Marc Schroeder, o alemão Martin Zeller e o romeno Mircea Albutiu.

Esta exposição oferece uma visão única de cada autor, revelando perspetivas inesperadas e profundas sobre a cultura, paisagens e vida quotidiana de Portugal, destacando aspetos que muitas vezes passam despercebidos ao olhar apressado dos turistas.

Na Galeria Santa Maria Maior, expõem Horacio Villalobos, Martin Zeller e Mircea Albutiu.

 

At a time of year when the city of Lisbon and the country as a whole record a peak in the number of foreign tourists visiting us, CC11 challenged the American curator Maria Mann to organize a photography exhibition featuring foreign authors, showcasing their perspective on the city and the country, but distinguishing itself from the stereotypical images promoted by tourism.

At the Santa Maria Maior Gallery and the CC11@imago space, we will be able to discover how five photographers from different nationalities view Portugal from inside out: the Canarian Francisco Seco, the Argentine Horacio Villalobos, the Luxembourger Marc Schroeder, the German Martin Zeller, and the Romanian Mircea Albutiu.

This exhibition offers a unique vision from each author, revealing unexpected and profound perspectives on Portugal’s culture, landscapes, and daily life, highlighting aspects that often go unnoticed by the hurried eyes of tourists.

At Galeria Santa Maria Maior, the exhibition is made by Horacio Villalobos, Martin Zeller and Mircea Albutiu.

 

 

Horacio Villalobos

Portugal. What Else?
Portugal: o país onde os polícias sorriem aos fotojornalistas.
Portugal: uma viagem visual só de ida onde os nativos não têm a palavra portuguesa para “stress”.
Cheguei a Portugal no final de janeiro de 2016. Espero nunca mais sair daqui, um lugar no mundo onde cada ” click ” vale a pena.

Horacio Villalobos é argentino. Alguns dos seus trabalhos mais importantes incluem o golpe de estado no Chile em 1973, onde capturou a última imagem de Salvador Allende vivo, acenando do balcão do Palácio de La Moneda, e o golpe de estado na Argentina em 1976.
Em 2001, Horacio Villalobos começou a trabalhar para a Corbis em Paris e para a European Pressphoto Agency, em França, no Reino Unido e na Irlanda. Mudou-se para Portugal em 2016, onde trabalha para a agência Getty Images. É membro do corpo directivo da Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal.

 

Portugal. What Else?
Portugal: the country where policemen smile at photojournalists.
Portugal: a one-way visual journey where the locals don’t have the Portuguese word for “stress”.
I arrived in Portugal at the end of January 2016. I hope never to leave, a place in the world where every “click” is worthwhile.

Horacio Villalobos is from Argentina. Some of his most important works include the Chilean coup d’état in 1973, where he took the last image of
Salvador Allende alive, waving from the balcony of La Moneda Palace, and the Argentine coup d’état in 1976.
In 2001, Horacio Villalobos began working for Corbis in Paris, and European Pressphoto Agency, in France, UK, and Ireland. He moved to Portugal in 2016 and works for Getty Images Agency. He is a member of the governing body of the Association of Foreign Press in Portugal.

 

 

Martin Zeller

LX under Construction 2018 – 2024

Desde 2018, tenho trabalhado no projecto LX under Construction, que aborda as rápidas alterações em Lisboa e na sua área metropolitana. De acordo com a Comissão Europeia, a área metropolitana de Lisboa abrange 3.015 quilómetros quadrados e é lar de 2,8 milhões de habitantes, representando 27 por cento da população portuguesa.
Logo após a minha chegada, observei a mudança estrutural em Lisboa e as suas consequências culturais e sociais enquanto procurava um apartamento. Ruas inteiras e bairros foram comprados por investidores, reabilitados e revendidos a preços elevados. A população antiga teve que migrar para os subúrbios, uma vez que a renda de um apartamento renovado frequentemente excede o salário mensal de um trabalhador.
Os actuais projectos de construção em grande escala estão a criar uma nova hierarquia territorial e um novo conjunto de centros que se sobrepõem ou deslocam os centros existentes. A desindustrialização, o deslocamento e a transformação de uma sociedade industrial para uma sociedade de serviços são indicadores do desenvolvimento urbano da metrópole de Lisboa.
Nas minhas fotografias, procuro reflectir as dinâmicas da mudança urbana em Lisboa e questionar questões como habitação, espaço público, mobilidade e património cultural.

Martin Zeller, nasceu em 1961 em Mannheim, Alemanha, estudou design de comunicação na Escola de Design em Darmstadt. A sua carreira na fotografia começou com o projecto (412 – 432, 1990), uma jornada fotográfica ao longo do rio Reno à noite, pelo qual recebeu o European Photography Award. Mudou-se para Berlim em 1993, explorando a paisagem urbana da cidade no trabalho “Berlin” (1997), antes de se aprofundar nas complexidades da imagem com “The Transfigured Night” (2002).

O reconhecimento internacional de Zeller levou a projectos no exterior, incluindo “Roma” (1999) e “China Transition” (2003), apoiados por vários prémios e bolsas. De 2004 a 2008, focou-se em Hong Kong com “The Diagonal Mirror – Space and Time in Photographing Hong Kong”, exibido no Museu de Arte de Mannheim em 2009. Mais tarde colaborou com o Conselho de Artes da Suíça, Pro Helvetia, em “Foodscape”, explorando o intercâmbio cultural entre a Suíça e a China.

Desde 2010, Zeller colabora com a artista macaense Sou Vai Keng em projectos artísticos, começando com “the back side of the eye – Reflections on Edvard Munch’s work” (2010-2012), seguido por “New Gardens” (2011-2014). O seu trabalho tem sido exibido internacionalmente, incluindo em Hong Kong, Berlim, Munique, Basileia e no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, em 2018. Desde 2018, o projecto contínuo “LX Under Construction” examina as rápidas transformações de Lisboa e na sua área metropolitana, através da fotografia de Zeller e das narrativas de Sou.

 

LX under Construction 2018 – 2024
Since 2018, I have been working on LX under Construction, a project about the rapid changes in Lisbon and the metropolitan area. According to the European Commission, the Lisbon metropolitan area covers 3,015 square kilometres and is home to 2.8 million inhabitants, representing 27 percent of the Portuguese population.
Immediately after my arrival, I noticed the structural change in Lisbon and its cultural and social consequences while looking for an apartment. Entire streets and neighbourhoods were bought up by investors, redeveloped, and resold at a high price. The old-established population had to migrate to the suburbs, since the rent for a renovated apartment now often exceeds the monthly wage of a worker.
Current large-scale construction projects are leading to a new territorial hierarchy and a new cluster of centers that overlap with or displace existing centers. Deindustrialization, displacement, and the transformation from an industrial to a service society are indicators of the urban development of the Lisbon metropolis.
In my photographs, I try to reflect the dynamics of urban change in Lisbon and question issues such as housing, public space, mobility, and cultural heritage.

Martin Zeller, born in 1961 in Mannheim, Germany, studied communications design at the College of Design in Darmstadt. His career in photography began with his project (412 – 432, 1990), a photographic journey along the river Rhine at night, for which he received the European Photography Award. Moving to Berlin in 1993, Zeller explored the city’s urban landscape in his work “Berlin” (1997), before delving into the complexities of imagery with “The Transfigured Night” (2002).

Zeller’s international acclaim led to projects abroad, including “Roma” (1999) and “China Transition” (2003), supported by various prizes and scholarships. From 2004 to 2008, he focused on Hong Kong for “The Diagonal Mirror – Space and Time in Photographing Hong Kong,” exhibited at the Museum of Art in Mannheim in 2009. He later collaborated with the Swiss Arts Council Pro Helvetia on “Foodscape,” exploring Swiss-Chinese cultural exchange.

Since 2010, Zeller has partnered with Macau artist Sou Vai Keng on artistic endeavors, beginning with “the back side of the eye – Reflections on Edvard Munch’s work” (2010-2012), followed by “New Gardens” (2011-2014). Their work has been showcased internationally, including exhibitions in Hong Kong, Berlin, Munich, Basel, and Lisbon’s Centro Científico e Cultural de Macau in 2018. Since 2018, their ongoing project “LX Under Construction” examines the rapid transformations of Lisbon and its metropolitan area through Zeller’s photography and Sou’s narratives.

 

 

Mircea Albutiu

Cool Breeze In A Silent Landscape Portugal, 2020
Tu vês o que eu vejo?
Sobre a cama, vemos o toque suave da luz coada pelas cortinas que se abrem aos gestos da manhã. A cada dia surge o registo, na certeza de uma nova descoberta no país dos outros.
No silêncio do percurso para o desenho, os pés riscam a areia e o corpo inscreve uma forma no olhar. Agora, os lugares são habitados por gestos languidos, curiosos e pelas palavras não ditas.
Nas imagens de Mircea, os corpos falam, os movimentos expressam um tempo saturado da espera. O eco surge na expressão do artista, através do inconsciente ótico das lentes mediadoras de uma visão maior.
Ana David Mendes

Mircea Albutiu é fotógrafo e cineasta.
Nascido na Transilvânia, Roménia, em 1968, mudou-se definitivamente para Portugal em 2022, depois de cinco anos de colaborações com diversos artistas e instituições portuguesas: MIMO – Museu da Imagem em Movimento, Banco das Artes Galeria, Instituto Cultural Romeno de Lisboa e Atelier Pop-Up. Em 2022, iniciou um novo projecto sobre o rio Lis, uma instalação com fotografia, vídeo e performance ao vivo.
Albutiu possui mestrado em Cinema Documental. Publicou três fotolivros: “Rasto”, “Chocolat après ballet” e “Framing A Romanian Landscape”. O quarto fotolivro (HOST) está em fase de edição. Dirigiu três documentários: “Khozyain”, “Quando as Fronteiras se Tornam Indistintas” e “Sem Expectativas”. O seu mais novo filme, “Zarafe”, será lançado em novembro de 2024.

 

Cool Breeze In A Silent Landscape Portugal, 2020
Do you see what I see?
On the bed, we perceive the gentle touch of light filtered through the curtains that open to the morning’s gestures. Each day brings a record, in the certainty of a new discovery in the land of others.
In the silence of the journey towards drawing, feet scratch the sand and the body inscribes a shape in the gaze. Now, places are inhabited by languid, curious gestures and unspoken words.
In Mircea’s images, bodies speak, movements express a time saturated with waiting. The echo emerges in the artist’s expression, through the optical unconscious of lenses that mediate a broader vision.
Ana David Mendes

Mircea Albutiu is photographer and filmmaker.
Born in Transylvania, Romania, in 1968. He moved to Portugal in 2022, after 5 years of collaboration with different Portuguese artists and institutions: MIMO – Museu da Imagem em Movimento, Banco das Artes Galeria, ICR Lisboa and Atelier Pop-Up. He started in 2022 a new project about rio Lis, an installation with photography, video and live performance.
Albutiu has a master degree in documentary Filmmaking. He published three photobooks: Rasto, Chocolat après ballet and Framing A Romanian Landscape. The fourth photobook (HOST) is in editing phase. He directed 3 documentaries: Khozyain, When Borders Get Indistinct and Without Expectations. His newest film, Zarafe is going to be premiered in November 2024.

 

 

 

Galeria Santa Maria Maior | Rua da Madalena, 14
4 de julho a 10 de agosto, de segunda-feira a sábado, 15h-20h
Entrada gratuita
Inauguração: 4 de julho (quinta-feira), 18h00

 

Galeria Santa Maria Maior | Rua da Madalena, 147
July 4rd to August 10th, from monday to saturday, 3pm-8pm
Free entry
Opening: July 4rd (wednesday), 6pm