Marchas na Rua 2025
23/06/2025
A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e a Polícia de Segurança Pública, designadamente o COMETLIS – Comando Metropolitano de Lisboa e a 1ª Divisão, promovem, no próximo dia 29 de maio (quinta-feira) a iniciativa Dia Aberto da PSP em Santa Maria Maior. O evento, aberto ao público em geral, terá diferentes valências e atividades e vai culminar com um concerto de encerramento que começa com o tradicional apontamento de Fado – não estivéssemos nós no território que é a casa do Fado – e culmina com o grande concerto da Banda Sinfónica da PSP.
O Dia Aberto da PSP em Santa Maria Maior pretende aproximar os cidadãos desta força de segurança e quebrar barreiras entre as instituições e a população. Entre as 10h00 e as 21h00, a Praça do Martim Moniz será palco de uma exposição de meios antigos, entre fardamentos, cartazes e viaturas icónicas, bem como uma demonstração de meios do dispositivo atual, com destaque para a frota, representação das diferentes divisões, apresentação de carreiras, demonstração cinotécnica e atividades multigeracionais, com a presença da Escola Segura e do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, bem conhecidos e acarinhados no território pela proximidade com as crianças e seniores.
Todo o evento é aberto ao público. Venha conhecer melhor o trabalho da Polícia de Segurança Pública e participar nas diversas atividades promovidas ao longo dia!
Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública
Com mais de dois séculos de história e quase um século de atividade contínua, a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública é hoje um dos mais prestigiados agrupamentos musicais do país. Fundada oficialmente em 1981, herdeira da Banda da Guarda Real de Polícia de 1801, esta formação sinfónica alia a excelência musical ao serviço público, sendo presença habitual em palcos nacionais e internacionais, cerimónias de Estado e colaborações artísticas de elevado prestígio.
Distinguida com múltiplas condecorações e elogios — incluindo a Medalha de Mérito e Valor Policial Grau Ouro — a Banda Sinfónica da PSP é composta por músicos de elevadíssima formação artística e académica. Do fado ao jazz, da música erudita à contemporânea, apresenta programas ecléticos, surpreendentes e de grande qualidade estética, incluindo colaborações com artistas como Maria João e Mário Laginha.
Com um profundo compromisso social e educativo, tem levado a música às escolas, universidades e a públicos de todas as idades, incluindo os mais pequenos, através dos encantadores “Concertos de Palmo & Meio”.
Neste concerto, o público será envolvido numa viagem sonora vibrante, onde a tradição e a modernidade se cruzam com mestria, protagonizada por uma banda que representa o melhor da cultura, da cidadania e da música portuguesa, e tendo como pano de fundo o coração de Lisboa.