Depois de vencer uma das edições do Orçamento Participativo de Lisboa e de ter integrado a lista do Programa Watch da World Monuments Fund, a igreja de São Cristóvão inicia as obras de recuperação do telhado e fachadas para uma empreitada que durará seis meses e terá um custo de 140 mil euros.
A 4 de junho, deu-se mais um passo para esta obra para a qual mais de duas mil pessoas deram a sua assinatura.
O evento reuniu os vários intervenientes que, ao longo dos anos, trabalharam para juntar a verba que permite, agora, o início das obras de restauro. Entre eles contam-se as várias associações da Mouraria e alguns dos artistas que fizeram parte da exposição de arte contemporânea que teve lugar na igreja em 2016, bem como a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.
Durante este mês, têm início as Visitas em Obra que são abertas a todos os que quiserem visitar os trabalhos em curso e falar com os técnicos responsáveis.
Ao longo dos próximos meses, a igreja de São Cristóvão promove ainda Visitas Guiadas à Mouraria Cristã, jantares culturais e outros eventos que têm como objetivo angariar apoios para a recuperação do monumento do século XVII. Entre eles destaca-se Arte em Obra, uma iniciativa que convida artistas a pintarem nos andaimes a vida de São Cristóvão e o lançamento de uma monografia sobre a Igreja.
A obra de recuperação do monumento, orçada em um milhão de euros, tem agora a sua primeira fase. A paróquia está a procurar mecenas que “adotem” as 36 telas de Bento Coelho da Silveira (século XVII), cujo restauro está avaliado em 350 mil euros.

A Igreja de São Cristóvão tem contado com o apoio a vários níveis da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.