Lisbon Legends

Espetáculo imersivo pela História de Lisboa acontece nas Ruínas do Carmo até 20 de julho. A Junta tem bilhetes para si! | Produção OCUBO.

 

 

Veja aqui o trailer do espetáculo

 

 

A mais recente criação do atelier OCUBO leva o público numa experiência imersiva pela História de Lisboa, através de uma viagem sobre as lendas e episódios históricos das setes colinas. As mais ilustres figuras portuguesas são interpretadas por um elenco de grandes atores, ao som de uma banda sonora original criada por Noiserv, num espetáculo único. Lisbon Legends” transforma as Ruínas do Carmo, bem no coração do Chiado, numa “caixinha de memórias”.

 

 

É morador em Santa Maria Maior? A Junta tem bilhetes para disponibilizar para todos os dias de espetáculo.

Se reside em Santa Maria Maior e quer assistir ao espetáculo “Lisbon Legends”, vá com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. De 7 de maio a 20 de julho, num máximo de 4 bilhetes/dia (total disponível), a Junta e OCUBO convidam os fregueses.

 

Como pode aceder aos bilhetes?

→ Envie um e-mail para gcci@jfsantamariamaior.pt com o assunto “Lisbon Legends”, no máximo até às 13h do dia anterior ao espetáculo que pretende assistir. Os e-mails são rececionados apenas no dias úteis.

(Por exemplo: se pretende assistir no dia 18, envie e-mail até dia 17 às 13h. Caso pretenda assistir ao espetáculo numa segunda-feira ou após um feriado, deve reservar no máximo até ao último dia útil antes do espetáculo. Só assim é garantida a reserva de lugares)

→ Identifique o nome completo e morada completa – incluindo informação de nº e andar – de todos os moradores para quem solicita bilhete, até um máximo de 4 pessoas

→ Identifique claramente o dia de espetáculo pretendido

Aguarde confirmação por parte dos serviços da Junta de Freguesia

→ Proceda ao levantamento dos bilhetes diretamente na bilheteira instalada no Museu de Arqueologia do Carmo, de segunda-feira a sábado, entre as 14h e as 22h. Não se dirija à bilheteira sem confirmação da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

 

Meio alternativo para não-utilizadores de e-mail:

→ Contacte o 210 416 316, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 13h, para reserva direta. Este é um meio alternativo, solicita-se preferência da utilização de e-mail.

 

 

 

 

Sobre o espetáculo | OCUBO transforma Ruínas do Carmo numa “caixa de memórias” de Lisboa

Lisbon Legends estreia-se no icónico monumento lisboeta, uma experiência audiovisual imersiva com música original de Noiserv e com a participação, entre outros, de Ricardo Carriço, Maria Botelho Moniz, Pedro Lamares e Pedro Laginha. Até 20 de julho, na Igreja do Convento do Carmo.
Depois do sucesso de Lisbon Under Stars, o atelier português OCUBO — especializado na criação de projetos multimédia de grande escala — apresenta a sua mais recente criação: Lisbon Legends. O espetáculo, que promete transportar miúdos e graúdos numa viagem imersiva pelas histórias e lendas das sete colinas de Lisboa, vai transformar a arquitetura das ruínas da Igreja do Convento do Carmo numa tela tridimensional onde se combinam projeções 360º e múltiplos efeitos visuais, acompanhados pela música original assinada por Noiserv.
Para a criação de Lisbon Legends, o atelier OCUBO contou com a colaboração das atrizes Maria Botelho Moniz e Marina Albuquerque, e dos atores Ricardo Carriço, Joaquim Horta, Pedro Laginha, Pedro Lamares, Diogo Mesquita, Carlos Vieira de Almeida e André Gago. Cada intérprete representa uma personalidade histórica de Lisboa, uma espécie de anfitrião de cada uma das sete colinas da cidade, que vai guiar o público por uma viagem à descoberta dos seus mistérios, histórias e lendas. Entre estas personalidades, destacam-se D. Maria II, Marquês de Pombal, Severa ou Fernando Pessoa.

Fernando Pessoa relata o mito da criação das sete colinas

É Fernando Pessoa (Pedro Lamares) quem protagoniza o primeiro momento de Lisbon Legends, relatando o mito associado à criação das sete colinas de Lisboa, outrora apelidada de Olísipo. Acompanhado do seu fiel heterónimo Alexander Search — o corvo da sabedoria que servirá também, ao longo da narrativa, como a voz do espetáculo na versão inglesa —, Fernando Pessoa revela que em Olísipo vivia Ofiúsa, uma rainha meio serpente, meio gente. Conhecida pela sua beleza, apaixona-se por Ulisses, um guerreiro que ousou entrar na sua terra. Ulisses finge-se também enamorado pela rainha, mas acabaria por fugir na escuridão da noite. Ofiúsa enfurecida bateu com as suas serpentes sobre a paisagem criando as sete colinas.

Algumas das lendas das sete colinas

Das várias histórias que são contadas em Lisbon Legends, destaque, por exemplo, para o episódio da morte de Martim Moniz. Segundo a lenda, o cavaleiro morreu entalado entre as portas do Castelo de São Jorge, permitindo a passagem dos cavaleiros de Afonso Henriques que culminou na conquista da cidade aos mouros. Esta é uma de muitas histórias que a colina de São Jorge guarda e que serão desvendadas por Maria Severa Onofriana (1820-1846). Interpretada por Maria Botelho Moniz, Severa — como todos a conheciam — era descrita como uma figura ímpar do fado lisboeta, uma mulher intensa, generosa e que hoje dá nome ao célebre Largo da Severa, na Mouraria. Já Marquês de Pombal, interpretado por André Gago, apresenta as lendas e mistérios da colina de Santo André. Após o terramoto de 1755, a cidade foi reconstruida com tijolo burro, produzido com a argila desta colina: um misto de lama e ossadas dos numerosos cemitérios que ali existiam e que deu origem à expressão “Fazer tijolo”, associada à morte de alguém. O Marquês revela ainda, entre outras curiosidades, os poderes milagrosos da cadeira de São Gens, na Capela da Nossa Senhora do Monte, muito procurada por mulheres grávidas para uma gestação tranquila.
Tendo em conta as diretivas da Direção-Geral da Saúde para salvaguarda do público e dos profissionais, há um conjunto de regras que se cumprem de forma rigorosa no espaço. A lotação é de 200 lugares fixos que respeitam a distância regulamentar de dois metros. Os bilhetes encontram-se à venda online e na bilheteira no local do evento, das 14h00 às 22h00. Os preços variam entre os 11 e os 16 euros, sendo o espetáculo gratuito até aos 3 anos de idade.

[PR: The Ugly Duckling Agency]

+info em lisbonlegends.com

 

 

Produção OCUBO

Parceria institucional da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior