Edição Limitada | Ano 3
02/12/2024
5 anos depois…
A Manta dos Afetos está de volta à fachada do edifício-sede da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior! A tempo das festas populares e durante todo o verão, a Manta dos Afetos vai dar mais cor ao coração da cidade.
Depois de 2 anos de rostos cobertos pelas máscaras, a Manta dos Afetos volta a dar cara aos fregueses de Santa Maria Maior com auto-retratos bordados, desenhados ou pintados, que se conjugam com quadrados de cor e lãs carinhosamente tricotadas. Todos os retalhos foram confecionados manualmente, com muito empenho e dedicação.
A Manta dos Afetos é um projeto intergeracional e comunitário que envolve 198 crianças e jovens dos CAF/AAAF das escolas Maria Barroso e do Castelo, 49 seniores, alunos da Saber Maior – universidade sénior de Santa Maria Maior, mais de 30 professores, técnicos e colaboradores da Junta de Freguesia, alguns convidados sediados no território e as maravilhosas costureiras da associação Ideias com Panos, Amália Vaz e Lubélia Santos, que com dedos de fada coseram todos os retalhos numa grande obra de arte e afetos. Esta manta é também um manifesto contra a gentrificação e a sangria populacional de que este território foi alvo e releva os resistentes, quem ficou e continua a viver e dar vida a Santa Maria Maior, contrariando a tendência de esvaziamento dos centros históricos. Santa Maria Maior é uma freguesia das pessoas e para as pessoas, que lhes dá voz e rosto. Que não as deixa cair em esquecimento e que trabalha a sua autoestima, identidade e autenticidade – agora espelhados num grande manifesto artístico, social e cultural com 154m².
Na origem deste projeto, esteve a ideia de mostrar à comunidade o trabalho que é quotidianamente desenvolvido nos diversos polos da nossa Junta de Freguesia, abrangendo crianças e pessoas com mais de 55 anos nas mais diferentes expressões criativas. Depois das mantas de 2015 e 2017, a Manta dos Afetos de Santa Maria Maior regressa em 2022 com 1800 retalhos de pano e de lã, conseguidos por mais de 300 pares de mãos de todas as idades. Uma peça gigante de 14×11 metros que vai embelezar a freguesia, e concretamente a Baixa, durante todo este verão, como resultado do trabalho marcado por dois anos de pandemia. Simboliza também um ultrapassar de dificuldades e de tempos menos fáceis, um futuro melhor e mais colorido.
A manta – a nossa manta – é mais um elemento iconográfico, já reconhecido, e que a nossa freguesia oferece a Lisboa, aos lisboetas e a todos os que nos visitam. Esta manta é Alfama, Baixa, Castelo, Chiado, Mouraria e a Sé. Esta manta é Santa Maria Maior.
Painel de apresentação da Manta dos Afetos 2022 PT/EN