Marchas na Rua 2025
23/06/2025
Da sinergia entre a Junta de Freguesia e as coletividades com marchas a concurso, nasceu, em 2023, a Marcha Infantil de Santa Maria Maior. Contando com a colaboração das marchas da freguesia a concurso em cada ano, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior renova, desde então, este projeto que pretende elevar o património cultural das marchas junto das crianças e transmitir a tradição popular entre gerações.
A freguesia de Santa Maria Maior abraça um projeto unificador e representativo das diferentes expressões territoriais e bairristas. Esta é mais uma representação de Santa Maria Maior enquanto freguesia com forte tradição bairrista nas Marchas Populares.
Na edição de 2025, a Marcha Infantil de Santa Maria Maior é desenvolvida em parceria com o Centro Cultural Dr. Magalhães de Lima, coletividade organizadora da Marcha de Alfama, o Grupo Desportivo do Castelo, organizador da Marcha do Castelo, e o Grupo Desportivo da Mouraria, responsável pela Marcha da Mouraria. São estas as três coletividades a quem cabe a organização das três marchas de Santa Maria Maior a concurso nas Marchas Populares 2025 e que voltam, assim, a integrar o projeto da Marcha Infantil da freguesia.
Tens até 12 anos? Junta-te à Marcha Infantil de Santa Maria Maior e vem representar a freguesia nas Marchas Infantis de Lisboa! [Inscrições encerradas para 2025]
Na edição de 2025 da Marcha Infantil de Santa Maria Maior, os mais pequenos voltam a representar com cor, música e alegria os bairros históricos da nossa freguesia. Sob o tema “Santa Maria Maior – O Coração de Lisboa”, esta marcha celebra, com emoção e ternura, o coração vivo que pulsa no centro da cidade: aquele que preserva a alma lisboeta entre ruelas antigas e fachadas rendilhadas, que vibra com as marchas, fados e arraiais nas festas populares, e sobretudo o coração que mantém viva e acesa a chama da tradição, passada de geração em geração e aqui carregada pelos mais novos.
Através de figurinos e adereços inspirados na forma simbólica do coração, os pequenos-grandes marchantes evocam não apenas o amor por Lisboa, mas também a energia afetiva que mantém acesa a chama da tradição. Este coração não é apenas o que se desenha – é o que sente, o que vibra, o que chora a perda da autenticidade e o que se alegra com o reencontro da comunidade nos arraiais e nas cantigas – mesmo que as crianças não o saibam quando marcham.
“Santa Maria Maior – O Coração de Lisboa” passa pelo Chiado, onde um fadista canta ópera, até Alfama e Mouraria que, de mãos dadas, brincam sem fronteiras. Passa pela Baixa e pelo Castelo, cenários de tantas infâncias, onde se jogava à apanhada e se brincava até ser noite. Passa e une os bairros que, diferentes, vão sendo casa de diferentes gerações no coração da cidade, colo da felicidade e alegria das crianças da freguesia. É o “sorriso de criança” que dá o tom a toda a marcha.
Este é o coração que bate no peito de Santa Maria Maior. E não há como o coração de uma criança para lembrar que Lisboa – para ser inteira – precisa de continuar a ser vivida, cantada e amada.
Desfile de Marchas Infantis da Voz do Operário
10 de junho, 17h00
Voz do Operário
Desfile de Marchas Infantis de São Vicente
13 de junho, 17h
Largo da Graça
Marchas Infantis das Escolas de Lisboa | CML
21 de junho, 17h
Alameda
Marchas na Rua | JF Santa Maria Maior
5 de julho, 21h
Campo das Cebolas