Marchas na Rua

5 de julho de 2025 | Largo José Saramago
Apresentação de Fernando Pereira, o senhor das vozes

 

Santo António não se acabou! A festa segue com marchas em Santa Maria Maior. No próximo dia 5 de julho, sábado, pelas 21h00, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior traz ao Largo José Saramago – Campo das Cebolas as marchas da freguesia que integraram o concurso das Marchas Populares de Lisboa, a marcha infantil, marcha sénior e uma marcha convidada, como já manda a tradição.

A Marcha Sénior de Santa Maria Maior abre a festa, mostrando que “Nunca é tarde para marchar!”. Segue-se a Marcha Infantil, que canta “O Coração de Lisboa”. De Coimbra, chega a marcha convidada, a Marcha Popular de Vale do Açor, com Disco! A partir daqui, o espetáculo é das marchas que integraram o concurso das Marchas Populares de Lisboa em 2025: começa a Marcha de Alfama, com “Agora, somos nós”, avançamos para “O baralho da nossa gente” da Marcha do Castelo e findamos celebrando “A oração da Mouraria”.

As Marchas na Rua são uma iniciativa cultural da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que pretende valorizar ainda mais esta tradição popular e os bairros históricos da cidade, chamando à freguesia todos quantos queiram conhecer as suas marchas ou ter uma derradeira oportunidade de assistir à exibição preparada para o ano de 2025 por cada uma das marchas participantes.

Santa Maria Maior encerra assim, em festa e com o que de melhor aqui se faz, as festas populares!

 

 

MARCHAS NA RUA 2025 | ALINHAMENTO

 

Marcha Infantil de Santa Maria Maior

A Marcha Infantil de Santa Maria Maior é um projeto da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, iniciado em 2023, para transmitir o património cultural e identitário entre gerações. Reflete uma parceria reforçada com o Centro Cultural Dr. Magalhães de Lima (coletividade organizadora da Marcha de Alfama), Grupo Desportivo do Castelo (coletividade organizadora da Marcha do Castelo) e Grupo Desportivo da Mouraria (coletividade organizadora da Marcha da Mouraria). O futuro das tradições populares está nas crianças!

Na edição de 2025 da Marcha Infantil de Santa Maria Maior, os mais pequenos voltam a representar com cor, música e alegria os bairros históricos da nossa freguesia. Sob o tema “Santa Maria Maior – O Coração de Lisboa”, esta marcha celebra, com emoção e ternura, o coração vivo que pulsa no centro da cidade: aquele que preserva a alma lisboeta entre ruelas antigas e fachadas rendilhadas, que vibra com as marchas, fados e arraiais nas festas populares, e sobretudo o coração que mantém viva e acesa a chama da tradição, passada de geração em geração e aqui carregada pelos mais novos.

 

Marcha Sénior de Santa Maria Maior

Pela primeira vez, e na senda da valorização da cultura popular e das manifestações tradicionais dos bairros, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior dinamiza, através da Saber Maior – universidade sénior de Santa Maria Maior a Marcha Sénior da freguesia. Com o lema “Nunca é tarde para marchar!”, os marchantes 50+ apresentam-se com figurinos e cenografia que eles próprios elaboraram em contexto de aula, onde puderam absorver todo o processo de produção de uma marcha.

 

Marcha Popular de Vale do Açor – Miranda do Corvo (marcha convidada)

Este ano, a Marcha de Vale do Açor convida os espectadores a bater o pé ao som da Música Disco. Não faltam as calças à boca de sino, o brilho e as bolas de espelhos. Não vai faltar animação e não nos falta animação. Já temos as gargantas afinadas e estamos a postos para dar espectáculo. Venham ver-nos e preparem as palmas. Seremos merecedores delas nesta noite brilhante de Disco – sim, mas a marchar. A Marcha Popular de Vale do Açor remonta a 1993 e até já desceu a Avenida! Vem de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra.

 

Marcha de Alfama

Presença habitual nas Marchas Populares de Lisboa, Alfama está também entre os seis bairros que em 1932 inauguraram esta tradição. Organizada pelo Centro Cultural Dr. Magalhães Lima desde 1983, este ano a Marcha de Alfama apresenta-se com o tema “Agora, somos nós”. Conta-se que um dia perguntaram a Alfama que bairro é, e que ela respondeu com a voz do país. Mas qual? Este: dobrado em tempos para a capital onde depositou esperança e sonhos. E sobre isto, o que diz Alfama? Não desmente, pois, porque mal nos vira o rosto de frente vemos que lhe tem marcada a portugalidade. Com isto sorri e recorda o passado em que se deu a todos aceitando, aceitando sempre, e à boa maneira do seu país. Mas esta Alfama não se esquece que é de Lisboa. É esta a história do bairro mais antigo da cidade que a marcha vem contar, interpretada pelas atuais gerações, porque “Alfama somos nós”, os de “Alfama por paixão”.

 

Marcha do Castelo

A Marcha do Castelo desfila desde 1935 e faz lembrar a história do bairro, em tempos que não podem ser esquecidos. O Castelo vem unir a tradição das Marchas Populares e a estética dos jogos de cartas, trazendo um baralho especial, onde cada naipe é parte da tradição. “O baralho da nossa gente” é um tributo à força, à diversidade do bairro, à importância daquelas gentes, onde desde sempre as cartas foram a ponte de ligação e união entre gerações. Hoje, desfilam unidos para mostrar que, assim como um baralho, cada carta é essencial para formar um jogo único e especial. assim como cada pessoa é fundamental para a história deste bairro!

 

Marcha da Mouraria

A Marcha da Mouraria carrega nos ombros um bairro inteiro, com o tema “A oração da Mouraria”, que assim descreve: É na sua inabalável crença que a Mouraria vai buscar as suas forças. Com a alvorada da sua procissão nasce um teatro de fé. As ruas, velhos pergaminhos da história, tornam-se corredores abençoados. As suas janelas são agora portais para o sagrado, cada uma um altar, cada olhar uma oração. E é neste cortejo de divina alegria que, quando a noite desce o seu pano, a cidade veste-se de luz e cor, num bailado de fé para celebrar a Santo António, onde até o mais profundo dos profanos se pode juntar para dançar connosco lado a lado.

 

 

APRESENTAÇÃO DE FERNANDO PEREIRA, O SENHOR DAS VOZES

Com 40 anos de carreira e uma plasticidade infinita na voz, Fernando Pereira, o artista das vozes, é o apresentador do desfile Marchas na Rua, em Santa Maria Maior. Depois do sucesso da edição de 2024, apresentada pelo cantor e entertainer, este ano promete! Com o inimitável “Senhor das Vozes”, a música e animação são garantidas.

 

 

_______________________________________________

MARCHAS NA RUA 2025

5 de julho (sábado), 21h00

Largo José Saramago – Campo das Cebolas

Entrada livre