A Mesa dos Afetos é um projeto da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que visa o apoio alimentar aos utentes/agregados familiares sinalizados, através da confeção de refeições diárias (almoço e jantar), ajustadas às necessidades nutricionais de cada utente, cumprindo os princípios básicos da alimentação saudável. As refeições são entregues quentes e prontas a consumir.

Este projeto tem como público-alvo indivíduos e/ou famílias recenseados na freguesia, de forma gratuita, desde que se enquadrem nos critérios estipulados pelo Regulamento da Concessão de Apoios Sociais a Fregueses de Santa Maria Maior. Aplica-se genericamente nos casos de doença, problemas de mobilidade ou inadequação da habitação à confeção de refeições, cumulativamente com um quadro de insuficiência de rendimentos.

As refeições são diárias, de segunda-feira a domingo, e entregues ao utente diretamente na Mesa dos Afetos (para os utentes que tenham uma maior mobilidade) ou ao domicílio (população mais idosa e vulnerável, em situação de isolamento ou com dificuldades de mobilidade).

 

A Mesa dos Afetos funciona em duas valências. Para além da confeção de refeições quentes diariamente, é através da Mesa dos Afetos que a Junta de Freguesia concretiza a entrega de cabazes alimentares aos agregados com carências socioeconómicas comprovadas pela Divisão de Intervenção na Comunidade no âmbito do mesmo Regulamento, mas que dispõem de capacidade em termos de saúde e de condições da habitação para confeção das suas próprias refeições.

 

A Mesa dos Afetos funciona no Beco dos Surradores, ao Poço do Borratém. Mais informações junto da Divisão de Intervenção na Comunidade da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior:

218 870 065

intervencao.social@jfsantamariamaior.pt

 

 

Projeto desenvolvido no âmbito da Divisão de Intervenção na Comunidade.