Intervenções realizadas pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior nas diferentes zonas da freguesia, no âmbito da melhoria do espaço público. Devolver o espaço público às pessoas, qualificar, melhorar e aumentar a fruição do território que é de todos são os grandes motes que precedem estas intervenções.

 

 

Espaços de fruição e equipamentos desportivos

 

– Complexo Desportivo da Verbena 
– Parque Intergeracional do Largo das Olarias
– Parque Infantil da Rua do Vigário
– Parque Infantil da Rua do Capelão
– Parque Infantil e de Lazer do Recolhimento

Espaço de acesso público com 500m2, dos quais 265m2 ajardinados, com equipamentos de diversão infantil, de ginástica e de lazer. Obra concretizada através de protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

 

Artérias da freguesia

 

 

Requalificação integral:

 

– Rua da Regueira

 

– Rua de São Lourenço / Rua das Fontaínhas a São Lourenço

 

– Rua da Guia

Repavimentação, nivelamento do pavimento e reorganização do espaço.

 

– Rua dos Remédios

Foi a maior e mais complexa obra da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. O compromisso para com os moradores cumpriu-se e Alfama recebeu uma renovada Rua dos Remédios. Com um novo sistema de tratamento de águas residuais e a substituição de todo o pavimento, esta célebre artéria da freguesia viu reforçadas as suas condições de acessibilidade, tornando-se mais ampla, moderna e segura para quem nela transita. A obra foi concluída em junho de 2016.

– Rua de São Pedro e Rua de São Miguel

Reabilitação da calçada e pavimentos.

– Rua do Espírito Santo e Rua das Flores ao Castelo

Nova calçada antiderrapante e novos sistemas de drenagem fizeram parte do projeto de requalificaçaõ destas ruas. A obra, concluída em outubro de 2016, consistiu na regularização do pavimento, substituição de alguma da calçada por basalto (piso misto), nova rede de drenage, de águas, limpeza de sumidouros, remoção de uma árvore que consistia perigo para os transeuntes e nivelamento do solo. Foi uma intervenção profunda em duas das mais emblemáticas ruas do Castelo.

– Rua de São Pedro Mártir

A intervenção na Rua de São Pedro Mártir, na Mouraria, que terminou em dezembro de 2016, teve por objetivo a substituição da rede de drenagem existente e respetivos ramais domiciliários, a substituição parcial da calçada existente por material antiderrapante e a regularização do pavimento, com sumidouros para escoamento de águas.

 

 

Requalificação do espaço pedonal:

 

– Rua da Madalena

 

– Calçada do Sacramento e Calçada do Carmo

 

Pedonalização:

 

– Rua dos Bacalhoeiros

 

– Rua João das Regras

 

 

 

Outras intervenções

 

– Reparação contínua de calçadas, pilaretes e corrimãos

A reparação de calçadas, com respeito pelo padrão de calçada original, é uma das mais importantes intervenções no espaço pedonal, a nível estético e da melhoria da acessibilidade, assim como a colocação de pilaretes. Ainda no tema da mobilidade, a Junta de Freguesia assume a responsabilidade de colocação e manutenção de corrimãos nos locais de mais difícil circulação pedonal.

– Retirada do estacionamento na Rua da Mouraria, Largo da Severa e Largo dos Trigueiros

 

– Retirada do estacionamento do Largo do Chafariz de Dentro

 

– Benformosa Praça

Reabilitação da Benformosa Praça, na Rua do Benformoso – Mouraria, com pintura de mural em parceria com a Renovar a Mouraria e o ilustrador Nuno Saraiva, em fevereiro de 2015.