Prémio Literário 2025
16/01/2025
A Ópera na Rua está de volta a Santa Maria Maior!
São 3 locais, 3 Momentos Operáticos, 3 Histórias na Vida do Bairro
Três locais paradigmáticos dos bairros históricos tornam-se cenários vivos para a Ópera do Castelo apresentar momentos de ópera inspirados na vida de bairro e dos seus habitantes, com as suas preocupações, ansiedades, crenças, preconceitos, desejos e sonhos, em que o privado extrapola para o lado público e vice-versa.
A rua é confidente, os vizinhos atores e figurantes e o bairro é, simultaneamente, o palco e a plateia destas histórias.
Histórias trágicas que acontecem a uns, boa farra que acontece a outros, a outros ainda amores impossíveis. Sorte, azar, disputas e segredos, nos cantos, recantos, becos e escadinhas do mundo, que é o bairro.
Estes quadros acontecem em pontos emblemáticos, que marcam a história e as histórias dos bairros históricos no coração de Lisboa, em Santa Maria maior.
Na Parreirinha – a Tasca da Cristina, recria-se a taberna de Lilias Patia, da ópera Carmen de Bizet, à portuguesa.
Desde a saudade de casa, sentida por quem vive no bairro e teve de deixar a pátria à procura de uma vida melhor, a amores impossíveis por rivalidades familiares ou apenas uma canção que ecoa, nas vielas, numa noite de verão.
Uma notícias trágica mergulha uma mãe no desespero.
Excerto de “Suor Angelica”, Puccini
Catarina Molder, soprano
Pedro Vieira de Almeida, piano
Evento promovido pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior com a Ópera do Castelo.
Participação gratuita e sujeita à lotação. Entrada por ordem de chegada. Não é permitida a reserva de lugares.
Uso de máscara obrigatório.