Um ano depois, o salão nobre do Palácio da Independência voltou a encher por uma causa: o direito à habitação.

“Os Rostos dos Despejos – Um ano depois” foi o mote para o documentário da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior mas foi muito mais do que isso – foi uma iniciativa que assinalou as alterações legislativas (e não só) conseguidas ao longo do último ano, muitas em consequência das propostas apresentadas por esta Junta de Freguesia, na pessoa do Presidente, Miguel Coelho.

Esteve presente a vereadora Paula Marques, da Câmara Municipal de Lisboa, que anunciou a 2ª edição do concurso “Habitar o Centro Histórico”, onde Santa Maria Maior é uma das freguesias abrangidas e realçou a importância de reforçar a habitação municipal, sobretudo no Centro Histórico.

A deputada à Assembleia da República, Helena Roseta, a quem se associa uma interminável luta pela habitação, terminou a sessão explicando em que consistem as alterações legislativas produzidas desde 2018 em matéria de arrendamento, mas também de Alojamento Local, elucidando os presentes sobre as formas de proteção dos inquilinos previstas atualmente na lei.

Estiveram também presentes as Presidentes de Junta de São Vicente e da Misericórdia, duas freguesias do Centro Histórico igualmente afetadas por problemas de habitação e sobrecarga provocada pela exploração excessiva das atividades económicas relacionadas com o turismo.

O ponto alto desta sessão foi o anúncio da linha telefónica gratuita, “Alerta Alojamento Local”, um serviço da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior através do qual a população pode comunicar a existência de unidades de Alojamento Local não registadas ou com funcionamento irregular.

Registo fotográfico