OS ROSTOS DOS DESPEJOS – Um ano depois

Sessão pública sobre habitação, apresentação de documentário e anúncio de medida pioneira da Junta de Freguesia

5 de abril de 2019

Palácio da Independência

A 5 de abril de 2018, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior reuniu um conjunto de pessoas, residentes na freguesia, que deram a cara por uma causa: o direito a habitar o Centro Histórico.
Tomando uma posição pioneira na luta pelo direito à habitação, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior colocou o problema da habitação na agenda política nacional.
Um ano depois, leis foram alteradas em benefício das pessoas, o Alojamento Local tem um maior controlo e fiscalização, os inquilinos estão mais protegidos… Muitas das propostas da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior já estão a ser aplicadas.

“Os Rostos dos Despejos – 1 Ano Depois” é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que assinala o primeiro ano de grandes mudanças, mostra o que foi feito e o que falta fazer, volta a dar voz a quem sente “na pele” o que é ver-se confrontado com a aparente certeza de ter de sair da sua casa e perder uma parte muito significativa da sua história, das suas rotinas, laços afetivos, relações de vizinhança… A quem perde parte de uma vida.

Neste dia, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior anunciará em primeira mão uma medida pioneira no panorama atual.

Programa:
Apresentação do documentário “Os Rostos dos Despejos – 1 Ano Depois”
Intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho

A sessão conta com a presença de:
– Sérgio Cintra, Presidente da Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior
– Paula Marques, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro da Habitação
– Helena Roseta, deputada à Assembleia da República

Junte-se a nós! A habitação é um direito de todos.

Acompanhe o evento.