Há música às PORTAS DO MAR
Santa Maria Maior

– Comemorações do 10º aniversário da freguesia –

 

 

Entre a colina e o rio,
onde o sol se esconde
e a cidade nasce,
onde cantam as Tágides
e se erguem bairros à luz,
há música às PORTAS DO MAR.

 

No ano em que assinala o 10º aniversário, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior leva ao Largo José Saramago (eterno Campo das Cebolas) o seu primeiro festival popular. A 22 e 23 de setembro, encerrando o verão, quatro grandes nomes do panorama musical português, todos eles com ligação à freguesia, vão tocar às PORTAS DO MAR, num evento de entrada livre e acesso gratuito, para toda a família.

 

 

PORTAS DO MAR | O NOME DO FESTIVAL

Construída numa torre da cerca moura, a Porta do Mar fazia a ligação entre o rio e o casco histórico, entrando por entre Alfama e a Sé. Foi uma das portas da cidade e, inserida na muralha fernandina, continua hoje a dar nome a um dos emblemáticos arcos da Rua dos Bacalhoeiros: o Arco das Portas do Mar. Referencial histórico e geográfico que veste o festival de música da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, é ali, às PORTAS DO MAR, que as ninfas do Tejo inspiram um grande momento de festa no coração da cidade.

 

Santa Maria Maior em festa!

 

 

ALINHAMENTO

22 de setembro (sexta-feira)

21h00 – Kumpania Algazarra

22h00 – Toy

23 de setembro (sábado)

21h00 – L-Ali

22h00 – Capicua

 

Conhecido por temas como “Estupidamente apaixonado”, “És tão sensual” e, mais recentemente, pelos hits “Verão e amor (Cerveja no congelador)”, “Toda a noite” e o agora lançado “Vais ao castigo”, António Manuel Neves Ferrão – é este o nome de Toy – começou muito cedo a sua carreira artística. E agora: sabia que Toy compôs músicas para a Marcha de Alfama e para a Marcha da Mouraria?
Com 5 anos apenas, iniciou o seu percurso numa coletividade setubalense. Foi emigrado na Alemanha que editou o seu primeiro trabalho. Trabalhou em vários estúdios de gravação como produtor de vários artistas e grupos e desenvolvia em simultâneo os seus próprios trabalhos como autor e compositor. Em 1984 trouxe para Portugal uma gravação de dois temas que deram origem ao seu primeiro single, “Dias de Paz”, o início de um percurso de sucesso no panorama musical português.

Participou com “Mais e Mais” no Festival da Canção (RTP). Trabalhos como “Anjo Vingador”, “Quem é Quem é”, “Cabana Junto à Praia”, “Champanhe e Amor” e o grande sucesso “Chama o António” marcam a sua carreira. Desenvolveu ainda temas por todos conhecidos em programas televisivos, como o Buéréré e o 1, 2, 3. Fez parte de programas como A tua cara não me é estranha, Splash, Ri-te, Ri-te ou Tic-Tac Milionário e da novela Olhos de Água (TVI), para a qual escreveu a música com o mesmo nome, e teve o seu próprio programa, Na casa do Toy (SIC).

 

Capicua nasce no Porto, nos anos 80. Descobre a cultura hip-hop nos anos 90, torna-se Rapper nos anos 00 e fez da música o seu principal ofício. É conhecida pela sua escrita emotiva, feminista e politicamente engajada.

Foi às PORTAS DO MAR que viveu enquanto estudante em Lisboa, com morada no Campo das Cebolas, onde agora regressa e nos traz a sua música.
A sua discografia conta com duas mixtapes e três álbuns em nome próprio, um disco de remisturas, dois discos-livro para crianças, um disco luso-brasileiro colaborativo e um EP ao vivo; em SG Gigante, disco de homenagem a Sérgio Godinho (2022), é curadora.

Na última década, tem somado concertos, workshops e projetos sociais, tem conquistado um público muito diverso e acumulado colaborações com vários artistas lusófonos.

Tem construído um aclamado percurso como letrista para vários intérpretes. Foi cronista na revista Visão (2015-2021) e agora no Jornal de Notícias e lançou o seu primeiro livro “Aquário”, em 2022 (Companhia das Letras).

 

Hélder Sousa – nome que quando pronunciado em inglês é igual a “L there” e uma vez traduzido dá origem ao seu nome artístico – L-Ali, é um rapper de Alfama que se caracteriza não só por “ter o flow assim mais pó’ cozido” mas também por fazer temas e álbuns concetuais como o Baço, por exemplo. Lançou há poucas semanas Balanço, EP colaborativo com Lunn, na editora nacional CRVVO Record.

É um dos grandes nomes da nova escola do hip-hop, com uma escrita muito própria, aliada a um flow único. Deu os seus primeiros passos no SoundCloud e, em 2014, estreou-se no EP SURREALISMO XPTO em conjunto com VULTO. Um ano depois, lançou O Conto e, em 2016, Baço, inteiramente produzido por PESCA e com a participação de Jota do grupo Colónia Calúnia.

Em 2017, entrou na Think Music com “UAIA” e lançou também “BABA” pela label do ProfJam. No ano seguinte, mudou-se para a Superbad e, em 2019, estreou-se na editora com “Siri”.

[Bio adaptada de Genius Portugal]

 

 

Nasceram em 2004 nas ruas de Sintra, inspirados pela energia da folia e da boa disposição. No início, faziam das ruas do Chiado um dos palcos principais.

Saltimbancos apaixonados, têm na sua música um aglomerado que vai do ska ao folk, do reggae aos sons dos Balcãs, dos ritmos latinos ao funk, e que faz deles uma das mais poderosas brass bands portuguesas. Com mais de 17 anos de história, a banda leva na bagagem centenas de concertos realizados por todo o mundo, oito álbuns e um EP já editados.

Ao vivo, os Kumpania Algazarra já percorreram a Europa várias vezes e, em Portugal, já pisaram o palco dos principais festivais como o Sudoeste, NOS Alive, Vodafone Mexefest, Músicas do Mundo de Sines, Med, Boom e outros.

Em 2008, venceram o Mercè a Banda, concurso internacional de bandas de rua em Barcelona, e, em 2010, foram convidados para representar Portugal nos Encontros Culturais de Língua Portuguesa, no Rio de Janeiro.

 

 

 

PORTAS DO MAR | EMISSÃO DE RUÍDO

Excecionalmente, e no âmbito das Comemorações do 10º Aniversário da Freguesia, o evento Portas do Mar exige a emissão de ruído, no limite, até às 00h00 de sexta-feira e sábado (dias 22 e 23 de setembro, respetivamente). Pedimos a compreensão de todos para este evento de caráter extraordinário e convidamos toda a população a celebrar o aniversário da freguesia nesta grande festa!

 

EMERGÊNCIA: 112