Poupar na energia: compra coletiva de energia em Portugal

 

A Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE) e a Selectra lançaram a sua primeira compra coletiva de energia em Portugal, depois de terem proporcionado aos consumidores poupanças até 180 euros por ano em edições anteriores, como ocorreu em Espanha.

 

As iniciativas anteriores já tiveram mais de 86 mil participantes e, na compra coletiva do ano passado, 63% dos participantes pretendiam apenas eletricidade, enquanto os 37% restantes  optaram pelo gás ou oferta dual, que inclui eletricidade e gás, como relatado pelo comparador e pela associação.

Na plataforma da Selectra, todos os interessados podem manifestar o seu interesse em participar. Após esse registo, é a Selectra que irá gerir todo o processo e negociar junto dos fornecedores de energia, melhores tarifas para os consumidores que participaram. Quando a proposta for apresentada, será o consumidor que decide se deve mudar ou não.

 

A plataforma para os consumidores se poderem inscrever na primeira compra coletiva de energia está aqui.

 

Dicas para poupar ainda mais nas contas de energia

 

Com a chegada do inverno, os dias e também as noites ficam mais frios e todos nós enquanto consumidores procuramos mais soluções para aquecermos as nossas casas. Devido ao débil isolamento térmico na construção de moradias em Portugal, uma boa parte da energia é perdida e gasta com o sistema de ar condicionado.

 

  1. Verifique se há fugas ou correntes de ar nas portas e janelas. Casas que não são devidamente isoladas consomem até 15% mais de energia do que o necessário.

 

  1. Verifique o seu sistema de aquecimento pelo menos uma vez por ano para garantir um funcionamento eficiente. Se o seu sistema de aquecimento tem muitos anos, renová-lo pode ajudar a poupar quase 50% no consumo de gás. Recomenda-se definir o termostato para cerca de 20 graus e agasalhar-se com mais roupa dentro de casa. Cada grau a mais supõe 7% a mais de consumo de energia.

 

  1. Utilize lâmpadas de baixo consumo e substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, aproveite ao máximo a luz natural e não deixe os interruptores ligados se não for necessário.

 

  1. Descongele regularmente o frigorífico (o gelo que se forma aumenta o consumo de electricidade em quase 20%) e certifique-se de que a porta do frigorífico fecha hermeticamente (pode verificar colocando uma folha de papel ao fechar a porta. Se cair, o sistema de fecho não está em bom estado.

 

  1. Não deixe aparelhos elétricos como televisores, equipamentos de áudio, vídeo ou computadores ligados quando ninguém os estiver a usar ou em stand by. Este consumo passivo de energia é considerado energia desperdiçada, uma vez que o aparelho permanece conectado ao circuito de alimentação elétrica e continua a consumir mesmo que não desempenhe a sua função principal.

 

  1. O uso eficiente da água também ajuda a poupar na eletricidade: evite ferver mais água do que o necessário na hora de cozinhar e dê preferência à panela de pressão ou às panelas com tampa para que a temperatura aumente mais rápido. Deve priorizar o banho rápido e não encher a banheira. Opte pela máquina de lavar com a carga completa e com o programa mais curto possível para uma lavagem adequada.

 

  1. Deve ajustar a potência contratada de acordo com o seu consumo. A maioria das pessoas normalmente tem contratada uma potência acima do necessário e por isso, pagam mais. Confirme junto do seu fornecedor de energia.