A Presidência Aberta da manhã de 07 de novembro incidiu sobre o espaço público e a higiene urbana na freguesia.
Na Baixa, Rua da Palma e Rua do Benformoso, uma equipa de técnicos e fiscais detetou os problemas de incumprimento do regulamento de resíduos sólidos da cidade, acompanhados do Presidente da Junta, Miguel Coelho.

Como resultado, foram elaborados 16 autos de contraordenação, perante os quais a Junta de Freguesia efetuará as diligências necessárias.
As contraordenações, das quais resulta a aplicação de coimas, prendem-se com a colocação de lixo doméstico no espaço público fora do horário estipulado ou com o mau acondicionamento de outro tipo de resíduos, como o cartão.
Mais se apurou que o lixo encontrado advém maioritariamente de estabelecimentos, sobretudo na área da restauração.

A colocação de resíduos indiscriminados na via pública, o não cumprimento dos horários estabelecidos e a falta de acondicionamento de determinados resíduos continuam a ser os principais problemas detetados.

Equipas da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior prontamente efetuaram a limpeza dos locais identificados, pese embora tal ultrapasse as responsabilidades da Junta.

Registo completo da iniciativa na página.