Rio, uma geografia sentimental

Exposição de fotografia

João Henriques

 

 

Exposição de fotografia de João Henriques, com base na construção visual, experiencial e afetiva ao percurso e paisagem do Rio Nabão. É uma “geografia” visual do percurso e paisagem, com expressa influência de Aby Warburg e uma forte conexão entre a água, as emoções e a exploração daquele território. Conjunto de retratos nunca antes mostrados, patente a partir de 30 de setembro na Galeria Santa Maria Maior.

 

Sinopse | João Henriques

O primeiro álibi que usei para faltar às aulas foi o rio Nabão. Em inícios de Junho, o calor e a aborrecida disciplina de Trabalhos Manuais levaram a que uns imprudentes 11 anos de idade se arriscassem na exploração de águas mais refrescantes, aventura que terminaria na inevitável reprimenda parental. Passadas três décadas retornei a Tomar para estudar Fotografia, tendo o território do rio sido objecto da tese final de Mestrado. É num percurso entre a nascente, em Ansião, e a foz, a Sudeste de Tomar, ao longo do qual nasci eu e os meus pais, que se desenha esta “geografia sentimental”, título simultaneamente afectivo, pela ligação com as raízes e a história da família, e simbólico, pelas conexões entre a água e as emoções. Na exploração visual do território enquanto paisagem, a água e o rio são em simultâneo a superfície e a profundidade, a matéria algo imaterial que dá corpo e emergência a novas figuras, formas e narrativas. A uma construção inicial de pendor académico, bastante influenciada pelo pensamento teórico de Aby Warburg, onde existiam apenas fotografias de paisagem, juntam-se agora na galeria de Santa Maria Maior um conjunto de retratos nunca antes mostrados, num permanente retorno ao arquivo, à boa maneira warburguiana, que permite a continuação da construção visual, experiencial e afectiva desse lugar.

 

Exposição inserida no IMAGO LISBOA Photo Festival 2021, um acontecimento marcante no panorama da fotografia nacional e internacional.

 

Inauguração: 30 setembro das 17h às 20h
30.09 a 06.11

Acompanhe o evento no Facebook.

 

Galeria Santa Maria Maior

Rua da Madalena 147

2ª a sáb. – 15h-20h

 

Entrada livre, condicionada às normas de segurança da Direcção-Geral de Saúde, em vigor.

 

(Re)Visite esta exposição na nossa galeria virtual.