Atua com base nos critérios de elegibilidade do Regulamento de Apoios Sociais da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em diferentes eixos de intervenção.

 

Contactos e localização

 

 

COMISSÃO SOCIAL DA FREGUESIA

A Comissão Social da Freguesia de Santa Maria Maior reúne mais de 65 entidades (IPSS, escolas e associações desportivas, recreativas e culturais) e tem como documento base o Diagnóstico Social da Freguesia. O grande objetivo é constituir uma ferramenta de promoção e apoio social, para combater a pobreza e exclusão social e promover a coesão e inclusão.

 

Diagnóstico Social da Freguesia

 

 

PROJETOS

Projetos/serviços desenvolvidos pela Junta de Freguesia, através da Divisão de Intervenção na Comunidade.

 

ORQUESTRA JUVENIL

Saiba mais, clicando na imagem:

 

 

MESA DOS AFECTOS

Saiba mais, clicando na imagem:

 

 

CABELEIREIRO SOCIAL

Saiba mais, clicando na imagem:

 

 

BARBEARIA SOCIAL

Saiba mais, clicando na imagem:

 

 

LOJA SOCIAL

Espaço de função social que disponibiliza, aos utentes, artigos de têxtil-lar, vestuário, puericultura, pequenos eletrodomésticos e outros utilitários, gratuitamente. Situado no Beco dos Surradores.

Sujeito a inscrição.

 

 

A JUNTA RESOLVE

Serviço da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que efetua pequenas obras e reparações no âmbito da intervenção social na comunidade, ao nível de eletricidade, serralharia, canalização, pinturas e pequenas obras nas habitações de residentes.
O serviço é concretizado por uma equipa própria do Gabinete de Manutenção, Património e Compras, a par do diagnóstico da Divisão de Intervenção na Comunidade.

 

 

AÇÃO SOCIAL

Serviços prestados pela Junta de Freguesia, através da Divisão de Intervenção na Comunidade.

 

 

PASSEIOS CULTURAIS

Organizados e promovidos pela Junta para os residentes, os Passeios Culturais acontecem com a frequência habitual de três vezes ao ano e incluem uma visita cultural, almoço e tarde de música e convívio. Já são mais de 400 os participantes em cada passeio.

 

 

PROGRAMAÇÃO SOCIAL DE NATAL

Apoio às famílias através da distribuição de cabazes de Natal, almoços de Natal com a população, circo e cartão-presente para as crianças.

 

 

FUNDO DE SOCORRO SOCIAL

Apoio social para rendas, água, electricidade, creche e outras necessidades essenciais.

 

 

SOS LIMPEZA

Limpeza aos domicílios em casos identificados como de necessidade extrema.

 

 

AMBIJOVEM

O Ambijovem é um espaço de frequência gratuita que incluem apoio escolar na realização dos trabalhos de casa e exercícios de treino, atividades extracurriculares (como hip-hop, teatro, música, jogos de consola e outros) e ocupação em horário completo das interrupções letivas.

 

 

TRANSPORTE «PORTA A PORTA»

Serviço gratuito de transporte que tem como objetivo dotar a população residente na freguesia de uma alternativa
para as deslocações diárias essenciais. O veículo encontra-se adaptado e destina-se primordialmente a pessoas com mobilidade reduzida, como idosos, residentes com incapacidade motora e outros.

Percurso e horário de funcionamento

 

 

APOIO NA SAÚDE

Médico de Clínica Geral, Enfermeiro, Massagista, Dentista e Psicólogo Clínico.

 

 

EDUCAÇÃO

Os serviços de Educação da Junta destinam-se a todas as crianças e jovens na escolaridade obrigatória, cujos Encarregados de Educação sejam eleitores em Santa Maria Maior.

MANUAIS ESCOLARES

A Junta de Freguesia garantiu - desde 2013 e até se tornar uma medida nacional – a oferta integral de todos os manuais escolares às crianças e jovens da freguesia cujos encarregados de educação (mediante inscrição).

A Junta de Freguesia continua a garantir aos alunos do 3º ciclo, cujos Encarregados de Educação procedem à inscrição prévia no DIC (mediante edital), os cadernos de atividades/livros de fichas.

(Os cadernos de atividades do 1º ao 6º ano são assegurados pela CML)

 

EXPLICAÇÕES

Serviço de explicações aos alunos residentes na freguesia, até ao 12º ano de escolaridade, nas áreas de Matemática, Inglês e Ciências Físico-Químicas.

 

 

PRÉMIOS DE MÉRITO

Os Prémios de Mérito pela transição de ano escolar são uma forma importante de apoiar as crianças, jovens e respetivas famílias, sendo atribuídos cheques-oferta aos alunos com aproveitamento escolar.

 

 

Para mais informações sobre os serviços apresentados, os residentes devem dirigir-se à Divisão de Intervenção na Comunidade.