organização administrativa de Lisboa  ( Lei 56/2012 de 8 de novembro, alterada pela  Lei n.º 85/2015, de 7 de agosto) criou um novo mapa da cidade e baseia-se numa estratégia de modernização do modelo de governo autárquico, descentralizando competências administrativas para as Juntas de Freguesia, no âmbito da (i) manutenção e limpeza dos espaços públicos, (ii) gestão e manutenção de equipamentos, (iii) licenciamento de proximidade e (iv) habitação e intervenção comunitária.

Santa Maria Maior é resultado da maior fusão de freguesias a nível nacional. Agregando doze freguesias que partilham um longo passado comum, a freguesia de Santa Maria Maior está intimamente ligada à Sé de Lisboa, inicialmente Igreja de Santa Maria Maior, mandada construir em 1150 por D. Afonso Henriques, três anos depois de ter conquistado Lisboa aos Mouros.
Santa Maria Maior reúne antigas freguesias do Centro Histórico de Lisboa – Castelo, Madalena, Mártires, Sacramento, Santa Justa, Santiago, Santo Estevão, São Cristóvão e São Lourenço, São Miguel, São Nicolau, Sé e Socorro.

Dados Gerais

• Área: 1,49km2
  • População (Censos 2021 - resultados provisórios): 10 052
  • Eleitores (17 de fevereiro de 2022): 9 586

Face à reorganização administrativa, com a agregação de freguesias e identidades demarcadas, grandes desafios surgiram para o funcionamento inicial da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior: a uniformização dos procedimentos administrativos e financeiros, a uniformização dos critérios para apoio social, a redistribuição do pessoal técnico e administrativo e a criação de uma dinâmica de notoriedade em torno da nova entidade jurídica, social e institucional. Desenvolver mais e melhores competências sociais, de higiene urbana e intervenção no espaço público e respeitar as tradições, conferindo-lhes maior grandiosidade, sempre de olhos postos no futuro são outros desafios a que esta nova Junta de Freguesia se propõe.

Santa Maria Maior é uma freguesia solidária, dinâmica, empreendedora, agregadora de tradições, rumo a um futuro melhor.