10º Aniversário da Freguesia
21/09/2023
«É hoje um dado adquirido que a aprendizagem musical é um poderoso instrumento de combate ao insucesso escolar e à integração de crianças e jovens numa dinâmica de sucesso individual e coletivo.
Após ter sido pioneira na oferta de manuais escolares para alunos de todos os graus do ensino obrigatório e de promover outras iniciativas como as explicações e os prémios de mérito, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior avança agora com o mais ambicioso projeto de apoio à socialização e ao sucesso das nossas crianças e jovens: a criação da Orquestra Juvenil de Santa Maria Maior, em parceria com a AMEC |Metropolitana.
No primeiro ano da nossa orquestra o grupo concentra-se nos instrumentos de cordas (violinos, violas de arco, violoncelos e contrabaixos) e pode integrar até catorze elementos. A primeira semente de um projeto cultural, educativo e social que agrega os cinco bairros da freguesia – Alfama, Baixa, Castelo, Chiado e Mouraria -, contribuindo ainda mais para a edificação (que é um processo permanente) do “patriotismo de freguesia” – um valor sempre acarinhado pela Junta -, para a identificação entre as pessoas, a Junta de Freguesia e o nosso território e para o reforço da autoestima dos nossos habitantes.
A Orquestra poderá ser a curto-prazo um elemento inestimável para o orgulho das nossas gentes, numa dinâmica agregadora de todos os bairros, num sentimento de partilha.
Na Orquestra Santa Maria Maior todos são iguais, o sucesso de cada um depende do sucesso de todos e o sucesso de todos depende do sucesso de cada um.
Apostar num projeto, certamente ambicioso, desta natureza – participado e igualitário – é, sem dúvida, semear. Ou, numa outra linguagem, investir. Semear um futuro mais responsável, mais democrático, mais feliz, proporcionando a criação de melhores condições para a realização pessoal de cada um dos nossos jovens. É, pois, um investimento com retorno. Não a pensar no dia seguinte, mas nas próximas gerações. É essa, também, a nossa responsabilidade. A nossa ambição.»
Miguel Coelho, Presidente JF Santa Maria Maior
Setembro 2019, apresentação do projeto
Crianças e jovens da freguesia, entre os 6 e os 16 anos, que frequentem o 1º, 2º e 3º ciclos de escolaridade.
Instrumento: Aula individual | 30 min/semana
Formação Musical: Aula coletiva | 45 min/semana
Prática instrumental de conjunto: Aula coletiva 60 min/semana
Posto da Baixa (Rua da Prata, 59, 1º)
Consulte o Regulamento Interno da Orquestra Juvenil de Santa Maria Maior.
Para mais informações e pedidos de inscrição: orquestra.juvenil@jfsantamariamaior.pt
Projeto financiado pela Câmara Municipal de Lisboa e executado pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em parceria com a AMEC | Metropolitana.