A Cultura em Santa Maria Maior desenvolve, promove e apoia diversos projetos culturais na freguesia, sejam projetos de autoria própria, sejam parcerias com o tecido associativo, forças culturais do território e artistas emergentes ou já consagrados.

 

Agenda Anual

Exposições da Galeria

A Galeria da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior está situada no piso 2A do edifício-sede da Junta e tem sido dinamizada desde 2016, com diferentes exposições, em parceria com artistas/entidades já reconhecidos.


Ciclo de Exposições do Átrio

O átrio do edifício-sede da Junta de Freguesia tem sido palco de exposições de diferentes autores e em diferentes áreas: fotografia, pintura, azulejaria, figurinos e outros. É um espaço que recebe exposições da Universidade Sénior de Santa Maria Maior e antigos ateliers do Ambisénior e que dá espaço a artistas emergentes.


Marchas Populares e Marcha na Rua

O apoio às coletividades que apresentam as Marchas Populares é um fomento ao cumprimento das tradições dos bairros da freguesia, com marchas verdadeiramente marcantes na história das Marchas de Lisboa. A Junta de Freguesia promove também as Marchas na Rua, em que as marchas da freguesia percorrem algumas das principais artérias do território.


Zumba na Rua

Pelo verão, as quintas-feiras são dia de Zumba na Rua, abertas a toda a população e realizadas sempre em locais diferentes.


Grande Noite de Fado

A Grande Noite de Fado de Santa Maria Maior é o maior evento de fado na freguesia e já faz parte da agenda da cidade. Dezenas de fadistas concorrem nas eliminatórias que acontecem nas coletividades antes da Gala Final, que já decorreu no Coliseu e no Teatro Municipal São Luiz.


Fado na Rua - Visitas Cantadas

Sessões de fado no espaço público, em parceria com o Museu do Fado, com autação dos fadistas queridos pela população e término com desgarradas.

 

Outros Eventos

Paratissima Lisboa

Paratissima Lisboa foi um evento comunitário, internacional, inclusivo, democrático e participativo de arte contemporânea no espaço público, que teve lugar pela primeira vez em Portugal entre 20 e 24 de julho de 2016, num percurso de 2,5km entre Alfama e a Mouraria. Contemplou trabalhos de artistas amadores nas áreas de design, moda, fotografia, plástica, vídeo e pintura/desenho.


Ópera na Rua

Levar a Ópera ao território do Fado tem sido o grande objetivo deste projeto, onde os moradores têm a possibilidade de ouvir vozes como Catarina Muller, da Companhia Ópera do Castelo.


Arqueologia no Bairro

Projecto em parceria com o Centro de Arqueologia de Lisboa que tem tido como objetivo sensibilizar a população residente para a importância dos achados arqueológicos para a freguesia e para a cidade, com exposição de casos práticos, aquando de diversas obras de requalificação.


Alma de Alfama

“Alma de Alfama” é um projeto executado por Camilla Watson, constituindo uma homenagem aos mais emblemáticos moradores do bairro de Alfama. É um conjunto, já em duas edições, de fotografia gravada em pedra, no espaço público.


Canto de Sol

“Canto de Sol” é um painel de azulejo na Rua dos Lagares (Mouraria) que presta homenagem aos icónicos moradores desta zona da freguesia. Com autoria de Camilla Watson.


Festival de Folclore

Festival de Folclore de Santa Maria Maior em parceria com a Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, com ranchos, desfile etnográfico e almoço-convívio.


Festival de Artistas e Músicos de Rua

Um projecto desenvolvido em parceria com a TSF onde os músicos e artistas de rua tiveram a oportunidade de subir a um palco e actuar perante um animado público, na Praça da Figueira.


Fado Solidário

Realizado no Teatro São Luiz, foi um espetáculo de fado que teve como objectivo reforçar o projeto alimentar da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, a Mesa dos Afetos. Para tal, a entrada fez-se mediante a entrega de bens alimentares não perecíveis.


Fado no Adro

O Fado no Adro da Igreja de Santo Estêvão é um momento emblemático da agenda cultural de Santa Maria Maior. Grandes fadistas reconhecidos pela população residente e não-residente atuam no adro de uma das mais emblemáticas igrejas da freguesia, com uma fabulosa vista sobre o Tejo.