E DEPOIS DO ADEUS // O INSUBMISSO

Fotografia de Marques Valentim
5 a 27 de abril, Galeria Santa Maria Maior

 

Celebrar Abril. Ao longo do mês em que se assinalam os 50 anos sobre o 25 de abril e a conquista da Liberdade, a Galeria de Santa Maria Maior apresenta uma representativa coleção de imagens do fotojornalista Marques Valentim, de 74 anos, dividida em duas exposições: “E depois do adeus” e “O insubmisso”.

A fotografia de Marques Valentim revela-nos um país que se libertou e um enfant terrible do quadro político nacional numa dupla exposição patente na galeria de arte da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Em abril, expomos Abril na Galeria Santa Maria Maior.

 

E DEPOIS DO ADEUS | Portugal 1972 – 1988

25 de Abril / 50 Anos

“E depois do adeus” retrata e documenta alguns dos momentos mais importantes vividos pela sociedade portuguesa no período de construção da Democracia e dos seus protagonistas, desde logo o inesquecível operacional desse “dia inicial e limpo”, o capitão Fernando Salgueiro Maia.

 

O INSUBMISSO | Centenário Mário Soares

Soares | 100 Anos

“O Insubmisso”é uma exposição que assinala os 100 anos, que também se assinalam em 2024, do nascimento de Mário Soares, um dos principais construtores da nossa Democracia, com uma coleção de emblemáticas fotografias de Mário Soares, que ilustra a sua atividade na defesa das liberdades, a que dedicou a sua vida.

 

MARQUES VALENTIM

BIOGRAFIA:

Fotojornalista nascido em Cascais, a 1 de agosto de 1949, Marques Valentim fez a sua comissão de serviço militar obrigatório em Moçambique, após ter tirado em Lisboa o curso de Fotografia e Cinema, nos Serviços Cartográficos do Exército. Permaneceu em território africano no período 1972/74, percorrendo-o de Norte a Sul em serviço de reportagem fotográfica.

De regresso Portugal e, logo após o 25 de Abril de 1974, surge no fotojornalismo iniciando o seu trabalho na Agência Europeia de Imprensa (A. E. I. – Notícias), onde cobre os principais acontecimentos que se deram no país entre setembro de 1974 e agosto de 1975. A 1 de setembro desse mesmo ano, iniciou oficialmente, a sua carreira de fotojornalista no diário “A Luta”, no qual permaneceu até à sua extinção, em janeiro de 1979. Fez parte da equipa que lançou o “Correio da Manhã” – de 15 de março de 79 a 15 de setembro de 1979. Nesse mesmo ano, entrou entrou para o “Portugal Hoje”, onde permaneceu até ao fim do matutino. Fez parte do grupo de jornalistas fundadores do Semanário Desportivo “Off-Side”, tendo, em 1983, recebido em serviço deste jornal o prémio Gandula (Revelação) de Wilson Brasil. Deixa, entretanto, o “Off-Side”, para entrar, em outubro do mesmo ano, na delegação de Lisboa do jornal “Comércio do Porto” onde permaneceu até fevereiro de 1986. Em março, regressa aos quadros do “Correio da Manhã” onde desempenhou os cargos de repórter-fotográfico, sub-coordenador, tendo sido nomeado em 2002 para o cargo de Editor Fotográfico.

Em 1998 participa no livro de Andrade Guerra, “João Moura – O Mito e as Efemérides” , comemorativo dos 20 anos de carreira deste cavaleiro.Em 2001, recebeu uma menção honrosa da revista “Visão”, relacionada com o prestigiado concurso de fotojornalismo do mesmo nome, cuja foto premiada era sobre tauromaquia. Dois anos mais tarde, foi co-autor com Andrade Guerra e Isabel Trindade, do livro “Combatentes do Ultramar” tendo colaborado também, em 2005, no livro “A Dor da Nação” de Andrade Guerra. A 1 de Dezembro de 2009 foi lançado o livro “ Cavaleiros – Heróis com Arte “, igualmente de Andrade Guerra e com imagens de sua autoria. Entre as várias exposições de fotografia destaca-se “E Depois do Adeus”, uma exposição documental de fotojornalismo, onde sobressaiam personalidades que marcaram a História recente do país após o 25 de Abril de 1974.

A 10 de março de 2012, Marques Valentim foi empossado como Embaixador para a Paz, pela Federação Internacional para a Paz e é membro da ALDCI – (Ong.). Colabora, atualmente, como freelancer, no Jornal “Bombeiros de Portugal“ e nas revistas “Segurança e Defesa“ e “Saúde e Sociedade“, entre outras. Marques Valentim já realizou meia centena de exposições, tanto em Portugal como no estrangeiro.

(Adaptado de marquesvalentim.com)

 

E DEPOIS DO ADEUS // O INSUBMISSO

Dupla exposição de fotografia de Marques Valentim

5 a 27 de abril

Segunda-feira a sábado, 15h00 – 20h00

Inauguração: 5 de abril, 18h00

Galeria Santa Maria Maior > Rua da Madalena, 147