Orquestra Juvenil de Santa Maria Maior

Instrumento | Formação Musical | Orquestra

 

 

Sobre o projeto:

«É hoje um dado adquirido  que a aprendizagem musical é um poderoso instrumento de combate ao insucesso escolar e à integração de crianças e jovens numa dinâmica de sucesso individual e coletivo.

Após ter sido pioneira na oferta de manuais escolares para alunos de todos os graus do ensino obrigatório e de promover outras iniciativas como as explicações e os prémios de mérito, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior avança agora com o mais ambicioso projeto de apoio à socialização e ao sucesso das nossas crianças e jovens: a criação de uma orquestra, destinada a crianças a partir dos seis anos de idade, a Orquestra Juvenil de Santa Maria Maior, em parceria com a Metropolitana.

No primeiro ano da nossa orquestra o grupo concentrar-se-á nos instrumentos de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos) e pode integrar até catorze elementos. A primeira semente de um projeto sinfónico que agregará os cinco bairros que compõem a freguesia – Alfama, Baixa, Castelo, Chiado e Mouraria -, contribuindo ainda mais para a edificação (que é um processo permanente) do “patriotismo de freguesia” – um valor sempre acarinhado pela Junta de Freguesia -, para a identificação entre as pessoas, a Junta de Freguesia e o nosso território, para o reforço da autoestima dos nossos habitantes.

A Orquestra poderá ser a curto-prazo um elemento inestimável para o orgulho das nossas gentes, numa dinâmica agregadora de todos os bairros, num sentimento de partilha.

Na Orquestra Santa Maria Maior todos são iguais, o sucesso de cada um depende do sucesso de todos e o sucesso de todos depende do sucesso de cada um.

Apostar num projeto, certamente ambicioso, desta natureza – participado e igualitário – é, sem dúvida, semear. Ou, numa outra linguagem, investir. Semear um futuro mais responsável, mais democrático, mais feliz, proporcionando a criação de melhores condições para a realização pessoal de cada um dos nossos jovens. É, pois, um investimento com retorno. Não a pensar no dia seguinte, mas nas próximas gerações. É essa, também, a nossa responsabilidade. A nossa ambição.»

Miguel Coelho

Presidente da JF Santa Maria Maior

 

Destinatários:

Crianças e jovens da freguesia, entre os 8 e os 11 anos, que frequentem do 3º ao 6º ano de escolaridade

 

 

Localização:

Posto da Baixa (Rua da Prata, 59, 1º)

 

 

Parceiro institucional:

AMEC – Orquestra Metropolitana de Lisboa

 

 

Formulário de inscrição

(Com plano de estudo, horário, calendário letivo e informações sobre vagas e inscrições)

 

 

Regulamento Interno

 

 

Informações e inscrições:

DIC – Divisão de Intervenção na Comunidade

Morada: Rua Augusto Rosa, 68 (junto à Sé)

Telefone: 218 870 065

E-mail: intervencao.social@jfsantamariamaior.pt