SABER MAIOR

UNIVERSIDADE SÉNIOR DE SANTA MARIA MAIOR

 

O que é a Saber Maior?

A Saber Maior é a Universidade Sénior da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, dirigida à população com idade igual ou superior a 55 anos.

Cerca de 200 alunos já passaram pela Saber Maior, cujas aulas decorrem em vários pólos, nos bairros do Castelo, Alfama, Baixa e Mouraria – em postos da junta ou espaços de entidades parceiras.

O projeto Saber Maior nasceu em 2017, com um período experimental entre Março e Junho, decorrendo o primeiro ano letivo completo entre Outubro de 2017 e Julho de 2018.

Até então a junta já oferecia algumas disciplinas através do projeto Ambisénior, que foram reforçadas com a oferta curricular da Saber Maior. Do Ambisénior mantém-se os convívios das segundas e sextas-feiras, paralelamente ao projeto da universidade.

A população 55+ de Santa Maria Maior ganhou assim novas ferramentas para um envelhecimento ativo, rico em experiências que potenciam a realização pessoal e a participação cidadã, sempre com momentos de agradável convívio.

A Saber Maior é membro da RUTIS – Rede de Universidades Seniores, a representante nacional dos seniores para as políticas na área da Aprendizagem ao Longo da Vida em regime não-formal, ou seja: sem certificações oficiais (os diplomas entregues são de carácter meramente simbólico).

A Saber Maior integra assim uma rede com cerca de 240 universidades seniores, num total de cerca de 40 mil utentes.

 

Início Ano Letivo 2020/21: 12 de Outubro 2020 (segunda-feira)

 

Horário Ano Letivo 2020/21 AQUI.

 

FUNCIONAMENTO DESTE ANO LETIVO

Devido à situação de pandemia, no início deste ano letivo as atividades da Saber Maior estão reservadas aos utentes alunos que já frequentavam a universidade, avaliando-se posteriormente a possibilidade de novas vagas. O processo decorrerá da seguinte forma:

Matrículas

» Os serviços da Saber Maior telefonam para cada aluno e revalidam cada disciplina frequentada no ano letivo anterior.

» Numa fase inicial só se realizam validações e desistências, não havendo lugar a inscrições em disciplinas diferentes daquelas que o aluno já frequentava. A exceção para novas inscrições são as novas disciplinas deste ano letivo (assinaladas no Horário 2020/21, AQUI).

 

» Num segundo contacto telefónico, cada aluno é informado dos dias em que poderá comparecer presencialmente em cada disciplina em que ficou inscrito (ver abaixo como funciona o modelo misto de aulas presenciais e virtuais).

 

Mensalidades

Todos os pagamentos estão suspensos até ser publicada uma comunicação específica. Até lá não se realizam quaisquer pagamentos para o novo ano letivo ou acertos relativos ao anterior.

 

Aulas

As aulas decorrem num modelo misto (presenciais e virtuais), da seguinte forma:

» As turmas até 10 pessoas (total de alunos e professor) terão aulas presenciais como acontecia antes da pandemia. Tudo decorre em sala, sem versão vídeo a partilhar na Internet.

» As turmas maiores são desdobradas em vários grupos de 10 pessoas. A cada semana um grupo tem aula presencial enquanto os demais alunos podem acompanhar através de um vídeo a publicar na internet.

Exemplo: Numa turma com cerca de 30 alunos e numa disciplina que começasse, por exemplo na segunda-feira 12 de Outubro, o primeiro grupo de 10 pessoas teria aula presencial nesse dia e só regressaria à sala no dia 09 de Novembro.

A Saber Maior elaborará um mapa mensal dos grupos e manterá contacto telefónico regular com os alunos de forma a que tudo funcione em harmonia com as rotinas de cada utente e em segurança sanitária.

 

 

Regras Sanitárias

» Serão comunicadas a todos os utentes, professores e funcionários as regras sanitárias de cumprimento obrigatório no âmbito das aulas da Saber Maior. As regras são explicadas presencialmente e através de informações impressas, a afixar em locais visíveis e a entregar individualmente a cada pessoa.

 

» As regras sanitárias da Saber Maior são estabelecidas em conformidade com as diretrizes oficiais nacionais e internacionais e, ao nível das universidades seniores, em alinhamento com as normas veiculas pela RUTIS – Rede Nacional das Universidades da Terceira Idade.

 

Nota 1: Todas as informações relativas ao presente ano letivo podem ser alteradas a qualquer momento, em conformidade com a evolução da situação pandémica.

 

Nota 2:  Os convívios no âmbito do Ambisénior continuam encerrados. Apenas as aulas da universidade Saber Maior vão ser retomadas presencialmente.

 

 

Contactos:

Morada: Rua da Prata, 59, 1º andar, 1100-413 Lisboa | Horário: Dias úteis das 09h30-13h00 e das 14h00-17h30 [encerrado até ao início das aulas; funcionários em teletrabalho]

E-mailu.senior@jfsantamariamaior.pt
Telemóvel: 962 305 791
Telefone: 213 460 840 [indisponível até reabertura do posto]
Site: www.jf-santamariamaior.pt/saber-maior

 

A Saber Maior é um projeto desenvolvido na Divisão de Intervenção na Comunidade da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.