A Divisão de Intervenção na Comunidade atua com base nos critérios de elegibilidade do Regulamento de Apoios Sociais da Junta, nos seguintes eixos de intervenção:

 

 

Fundo de Socorro Social

Apoio social para rendas, água, electricidade, creche e outras necessidades essenciais.

 

SOS Limpeza

Limpeza aos domicílios em casos identificados como de necessidade extrema.

 

Porta-a-Porta

Serviço gratuito de transporte a idosos que necessitem de idas ao médico, bem como às crianças impossibilitadas de se frequentarem a escola por falta de transporte suportado pela família e à população de mobilidade reduzida.

 

Apoio na Saúde

Médico de Clínica Geral, Enfermeiro, Massagista, Dentista e Psicólogo Clínico.

 

Mesa dos Afetos

A Mesa dos Afetos é um projecto da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que visa o apoio alimentar através da confeção de refeições diárias (almoço e jantar), ajustadas às necessidades nutricionais de cada utente, cumprindo os princípios básicos da alimentação saudável.

Este projeto tem como público-alvo indivíduos e/ou agregados recenseados na freguesia, de forma gratuita, desde que se enquadrem nos As refeições são diárias e com uma abrangência de 2ª a domingo, sendo as entregas de 2ª a 6ª feira efetuadas diretamente na Divisão de Intervenção na Comunidade para os utentes que tenham uma maior mobilidade e também no domicílio da população mais idosa e vulnerável, em situação de isolamento, com baixos recursos económicos e com dificuldades de mobilidade. Inclui ainda o apoio alimentar às famílias, com distribuição de alimentos, com o apoio do grupo Pingo Doce.

 

Cabeleireiro Social

O Cabeleireiro Social intervém de forma direta no combate à exclusão social e fornece uma resposta direcionada às necessidades da população carenciada da freguesia, promovendo a sua autoestima.

O combate à exclusão faz-se em duas vertentes: nas acções no domicílio para idosos/indivíduos com mobilidade reduzida e na reinserção social da população jovem.

O principal objectivo do Cabeleireiro Social é promover e contribuir para a melhoria das condições de vida da população em situações de vulnerabilidade.

O cabeleireiro situa-se na Rua do Vigário, 60 e funciona de 2ª a 6ª das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, tendo como público-alvo os indivíduos e agregados recenseados em Santa Maria Maior e que se enquadrem nos critérios estipulados pelo Regulamento de Apoio Social desta junta.

A cada individuo é atribuído um cartão de utente e os serviços de cabeleireiro, manicure e pédicure serão tendencialmente gratuitos.

 

Barbearia Social

A Barbearia Social resulta de uma parceria estabelecida com a empresa Barbearia Oliveira. Este serviço é itinerante, com recurso a uma carrinha, de inscrição prévia e que terá lugar duas vezes por mês (depende das condições climatéricas):

- Última quinta-feira em Alfama no Largo do Museu Militar e
- Última sexta-feira na Mouraria junto à Igreja da Nossa Senhora da Saúde

A Barbearia tem como público-alvo indivíduos do sexo masculino recenseados na freguesia e população sem-abrigo.

A cada individuo é atribuído um cartão de utente em que o tratamento de barba ou cabelo são gratuitos ou a um custo simbólico, consoante a carência socioeconómica do freguês previamente avaliada na Divisão de Intervenção na Comunidade.

 

Passeios Culturais

Organizados e promovidos pela Junta para os residentes, os Passeios Culturais acontecem com a frequência habitual de três vezes ao ano e incluem uma visita cultural, almoço e tarde de música e convívio. Já são mais de 400 os participantes em cada passeio.

 

Espaços Ambijovem

Os espaços Ambijovem são espaços de frequência gratuita que incluem apoio escolar na realização dos trabalhos de casa e exercícios de treino, atividades extracurriculares (como hip-hop, teatro, música e outros) e ocupação em horário completo das interrupções letivas.

 

Explicações

Serviço de explicações aos alunos residentes na freguesia, até ao 12º ano de escolaridade, nas áreas de Matemática, Inglês, Ciências Físico-Químicas.

 

Programação Social de Natal

Apoio às famílias através da distribuição de cabazes de Natal, almoços de Natal com a população, circo e cartão-presente para as crianças.

 

Loja Social

Espaço de função social que disponibiliza, aos utentes, artigos de têxtil-lar, vestuário, puericultura, pequenos eletrodomésticos e outros utilitários, gratuitamente. Situado no Poço Borratém. Inscrição prévia nos serviços da Divisão de Intervenção na Comunidade, Rua Augusto Rosa.

 

Santa Maria Maior Resolve

Pequenas obras e reparações destinadas a utentes da Intervenção na Comunidade, ao nível de eletricidade, serralharia, canalização, pinturas e pequenas obras.