SOBRE O POSSÍVEL ENCERRAMENTO DA 2ª ESQUADRA
DA POLÍCIA SEGURANÇA PÚBLICA – BAIXA

Perante preocupações transmitidas por comerciantes e residentes da Baixa de que a 2ª Esquadra da PSP, sita na Rua da Prata, poderá ser encerrada ou transformada em Esquadra dedicada ao Turismo, abdicando assim da valência-maior de Segurança Pública dos cidadãos e de policiamento de proximidade, o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior foi ontem, por sua solicitação, recebido pela Sra. Comandante da 1ª Divisão da PSP, a quem transmitiu a sua profunda preocupação e a firme intenção de se opor caso se confirmem tais preocupações.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior sublinha o apreço e reconhecimento pela atividade da PSP neste território, embora considere que a sua eficácia seria reforçada com um aumento de efetivos.

Considerando que a freguesia de Santa Maria Maior é o cartão de visita da cidade de Lisboa, um território com mais de 10 mil residentes e por onde passam mais de 200 000 visitantes por dia (o que tem originado focos de instabilidade na segurança do território), o potencial encerramento da 2ª Esquadra tem, naturalmente, originado alarme social, sobretudo junto dos residentes e partilhado por este Executivo.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior está atenta ao desenrolar da situação e, a ser verdade, manifesta desde já a sua oposição a esta decisão que comprometerá, certamente, a segurança, estabilidade e coesão deste território no coração da cidade.