DIAKUYU
дякую | OBRIGADO

 

FOTÓGRAFOS E ARTISTAS COM A UCRÂNIA
RECOLHA DE FUNDOS PARA OS REFUGIADOS UCRANIANOS

 

Exposição solidária com recolha de fundos para apoio aos refugiados ucranianos em Portugal, através da Associação Ukrainian Refugees UAPT <https://helpua.pt/pt>, referenciada pela Embaixada da Ucrânia em Portugal. Patente na Galeria Santa Maria Maior, de 12 de maio a 4 de junho. Uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e da CC11, com o apoio da Fineprint e da Sociedade Portuguesa de Autores.

O título da exposição, Diakuyu, ou obrigado em ucraniano, significa uma homenagem e agradecimento ao povo ucraniano, que não está só a lutar em causa própria, mas para a defesa de valores universais da humanidade como a liberdade e a justiça.

“Andamos sempre a dizer nunca mais, nunca mais, uma e outra vez nunca mais. Parece às vezes que o que fazemos contra a Guerra não serve para nada, mas algum nada temos de fazer.”, escreve Rui Cardoso Martins no texto de apresentação.

Para esta causa participam doze fotojornalistas que estiveram em reportagem na Ucrânia após a invasão da Rússia, a que se juntam 47 fotógrafas e fotógrafos, representantes de várias gerações, e ainda três artistas plásticos com ligação à Galeria Santa Maria Maior. Todos os autores doaram uma obra para venda solidária durante o período em que a exposição está patente.

A Junta de Freguesia e a CC11 vão organizar, durante o período em que a exposição está patente, momentos musicais todas as sextas-feiras ao final do dia e debates todos os sábados à tarde, com jornalistas da imprensa escrita, da rádio e da televisão, que estiveram em reportagem na Ucrânia durante o conflito. Eventos de entrada livre, para maximizar a afluência dos cidadãos e incentivar o seu apoio a esta causa.

Autores: Adriano Miranda, André Alves, Alexandre Almeida, Alfredo Cunha, Ana Baião, Ana Brígida, António Faria, António Júlio Duarte, António Pedro Ferreira, António Pedro Santos, António Pedrosa, Arlindo Camacho, Augusto Brázio, Bruno Rascão, Bruno Santos, Céu Guarda, Clara Azevedo, Daniel Blaufuks, Daniel Rocha, Daniel Rodrigues, Diana Tinoco, Eduardo Leal, Gonçalo Delgado, Horacio Villalobos, João Carlos Santos, João Francisco Vilhena, João Mariano, João Pina, João Porfírio, José António Rodrigues, José Bacelar, José Carlos Carvalho, José Sarmento Matos, José Sena Goulão, Leonel de Castro, Luísa Ferreira, Luís Filipe Catarino, Maria Beatitude, Mário Cruz, Miguel A. Lopes, Miguel Madeira, Miguel Manso, Nuno André Ferreira, Nuno Botelho, Nuno Fox, Nuno Veiga, Patrícia de Melo Moreira, Paulo Nunes Santos, Paulo Pimenta, Pedro Sara Domingos, Sérgio Rolando, Tiago Miranda, Valter Vinagre e Vera Marmelo.

Complementarmente, será inaugurada a 20 de Maio, na Galeria Carlos Paredes, na Sociedade Portuguesa de Autores, a exposição Diakuyu | дякую | Obrigado – Fotojornalistas portugueses na Ucrânia, com curadoria de Alexandre Almeida, dos doze fotojornalistas portugueses que estiveram em reportagem na Ucrânia durante o período do conflito com a Rússia – Adriano Miranda, André Alves, Daniel Rodrigues, Eduardo Leal, João Porfírio, Miguel A. Lopes, Miguel Manso, Nuno Veiga, Paulo Nunes Santos, Rui Caria, Rui Duarte Silva e Tiago Miranda. Uma organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Autores e da CC11, com apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Galeria Santa Maria Maior | 12 Maio a 4 de Junho | Segunda-feira a sábado 15:00-20:00 | Entrada livre
Rua da Madalena, 47 – Lisboa