No dia 19 de abril têm início duas novas intervenções no Chiado, envolvendo os passeios da Rua da Condessa e da Rua da Oliveira ao Carmo e os passeios e escadinhas da Calçada do Carmo. O objetivo é tornar a circulação pedonal mais segura e confortável para todos.

 

 

Rua da Condessa e Rua da Oliveira ao Carmo

Na primeira fase, e com duração estimada de 1 mês, vamos intervir na Rua da Condessa. Terminada esta fase da empreitada, iniciamos, na segunda quinzena de maio e até meados de junho, o mesmo tipo de intervenção na Rua da Oliveira ao Carmo.

Será feita a substituição integral da calçada existente por piso misto, introduzindo 30% de granito, não polido e consequentemente não escorregadio. Para maior segurança e acessibilidade, os lancis serão substituídos. O resultado desta intervenção será um piso antiderrapante e nivelado, para segurança de todos, numa rua que ficará ainda mais bonita.

Esta intervenção, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, terá um custo aproximado de 90 000€. É financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia, no âmbito do programa Bairro 100% Seguro.

 

 

Calçada do Carmo

A intervenção na Calçada do Carmo faz parte de uma empreitada que abrangerá posteriormente também a Rua de São Lázaro. Será um total de 8 semanas de intervenção, com custo estimado de 90 000€, numa intervenção financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia.

Na primeira fase, que inicia a 19 de abril e tem a duração prevista de 5 semanas, vamos intervir no passeio e escadinhas da Calçada do Carmo.

Estas obras implicam a substituição integral da calçada existente por piso misto. Será utilizado novo calcário, devido ao mau estado de conservação do atual, e será introduzido granito (pedra não polida e, por isso, não escorregadia) a 50%, em conformidade com o Manual de Espaço Público da CML e com respeito ao acentuado declive de ambas as ruas. Os lancis também serão substituídos. O resultado desta intervenção será um piso antiderrapante e onde se reduz grandemente o perigo de queda.

 

 

 

O acesso a habitações, comércio e serviços será sempre assegurado, bem como a circulação automóvel, onde esperamos que as intervenções tenham o menor impacto possível.

Pedimos antecipadamente a vossa compreensão para os incómodos que possam surgir, certos de que esta é uma intervenção que todos sentiam ser necessário.