A transversalidade do objeto no espaço

Exposição de joalharia e escultura de Susana Gorjão

7 junho – 7 julho 2023

 

 

 

 

Sinopse

A presente exposição integra-se como objeto de investigação para a dissertação de mestrado em escultura, com o título A transversalidade do objeto no espaço.

As experiências e memórias são a premissa da contração e expansão do objeto artístico.

Toda a arquitetura de Santa Maria Maior, bem como os seus moradores, elementos, sensações e vivências foram apropriados como elementos de inspiração, para depois serem transportados para um objeto de pequena escala, a jóia.

Na concepção do objeto contraído, há todo um conjunto de memórias, simbólicas e afetivas, que depois se depositam vinculadas num objeto expandido, a escultura.

A  jóia pertence ao corpo, enaltece-o e acrescenta significados codificados do seu utilizador.

O questionamento da sua natureza impõe-se! Tal como a sua origem mágico/religiosa enquanto relicário, ou a tradução de um universo de representação e de uma identidade individual – mas que também pode ser coletiva e cultural.

Este movimento de contração e expansão sempre em diálogo com um referencial – corpo ou espaço arquitetónico – conduz o trabalho artístico também, para a zona da instalação.

Pensar-se-á o corpo como espaço e o espaço arquitetónico enquanto corpo.

 

 

 

 

Nota biográfica

Susana Gorjão nasceu no Porto em 1977.

É joalheira e vive em Lisboa desde 1996. Tem formação artística pelas Escola Artística Soares dos Reis (Porto), Centro de Joalharia do Porto, Escola Artística António Arroio (Lisboa) e Contacto Direto (Lisboa).

Frequentou vários cursos de técnicas na área da joalharia e gemologia.

Licenciada em Design de Comunicação no IADE, está a finalizar o mestrado em Escultura na Faculdade de Belas Artes, em Lisboa.

Abriu atelier em 1999, onde desenvolve o seu trabalho de joalharia de autor.

É professora desde 2009 na Escola Artística António Arroio, onde leciona Projeto e Tecnologias de ourivesaria no Curso de Produção Artística. Desde 2021, leciona os quatro níveis de curso no Centro de Joalharia de Lisboa (Hobby, Técnicas de Joalharia, Design de Autor e Alta Joalharia).