Entrelinhas

Exposição de artes plásticas de Paulo Canilhas

13 de julho  –  12 de agosto

 

Sinopse

Comunicar nas entrelinhas é uma das grandes habilidades da comunicação entre humanos. Nas “entrelinhas” encontramos e deixamos significados ocultos, implícitos.

Falamos, escrevemos, trocamos ideias com os nossos pares, mas muitas vezes, optamos por não dizer de forma direta o que estamos a pensar e/ou a sentir.

Arranjamos forma de deixar pistas subtis sobre a nossa verdadeira mensagem, intenções ou sentimentos. Plantamos estas pistas nas entrelinhas da nossa comunicação e temos esperança que as encontrem, que nos entendam na essência.

Para ler nas entrelinhas, é preciso estarmos alerta, atentos. Prestar atenção a vários aspetos da comunicação, como o tom de voz, a escolha de palavras e o contexto da mensagem. Por outro lado, passar uma mensagem nesta subtil forma de comunicar, pode obrigar-nos ao teatro, à linguagem corporal. O gesto do corpo, o movimento das mãos o tom de voz e a apurada escolha de palavras são elementos essenciais a esta “poética”.

Comunicar nas entrelinhas, não está ao alcance de todos.

 

 

Nota biográfica

Paulo Canilhas nasceu em Almada em 1969.

Em 1989, com a ajuda de alguns colegas de arte e do professor e escultor António Júlio, criou o NAP – Núcleo de Artes Plásticas do Laranjeiro.

Desenvolve a atividade artística sempre no sentido de encontrar a sua própria corrente e a sua própria linguagem, tendo por norma e principal objetivo comunicar com quem vê o seu trabalho.

Artista multidisciplinar, a sua prática centra-se principalmente na pintura, nas instalações, no desenho e no digital. Onde construir objetos, utilizando as mãos, ferramentas e materiais primários são parte intrínseca dos seus trabalhos. Tomando como exemplo as séries em chapa, todo este trabalho resulta do manuseamento do material, da sua resistência à torção e impacto. Raramente inicia um trabalho isolado, preferindo sempre trabalhar em séries que vai desenvolvendo em conjunto formando “famílias” artísticas com laços bastante fortes entre si.

 

Menções:

2018 – Menção Honrosa – Desenho – Bienal de Desenho de Almada

2014 – Prémio de escultura pela MAC Gallery – Contemporary Art Movement

2011 – Prémio Colaboração Cultural pela MAC Gallery – Contemporary Art Movement

2010 – Prémio Artista Revelação pela MAC Gallery – Contemporary Art Movement

2009 – Finalista do London Calling em Londres – Inglaterra